Marcio Oliveira será CEO da DM9
Atual sócio e CEO da Lew’Lara\TBWA aceitou o convite para comandar a agência do Grupo ABC e deverá dividir a presidência com o criativo Paulo Coelho
Atual sócio e CEO da Lew’Lara\TBWA aceitou o convite para comandar a agência do Grupo ABC e deverá dividir a presidência com o criativo Paulo Coelho
15 de dezembro de 2017 - 13h01
Por Alexandre Zaghi Lemos e Jonas Furtado
Atual sócio e CEO da Lew’Lara\TBWA, Marcio Oliveira está de saída da agência, mas permanecerá no Grupo Omnicom. Ele aceitou o convite para presidir a DM9DDB na vaga deixada recentemente por Paulo Queiroz.
Na DM9DDB, Oliveira deverá dividir a presidência com o atual diretor executivo de criação Paulo Coelho, que está na agência desde 2015. Com isso, o Grupo ABC repetiria o mesmo modelo adotado em suas outras duas grandes agências, onde a presidência também é dividida entre um profissional de negócios e um criativo: Africa (Marcio Santoro e Sergio Gordilho) e Tribal (Carlos Pitchu e Carlos Fonseca) – e até mesmo a própria holding comandada por Guga Valente e Nizan Guanaes.
Desde o começo do ano, a DM9 vem operando sob o comando de Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, que em fevereiro voltou a dar expediente na agência que comprou em 1989 e transformou em uma das principais marcas da publicidade brasileira. A DM9 havia caído da 10ª posição no fechamento de 2015 para a 24ª no consolidado de 2016, no ranking da Kantar Ibope Media, que mede a compra de mídia mas não leva em conta os descontos negociados com os veículos. Considerando o apurado até setembro de 2017, já há uma recuperação significativa, com a agência em 18º. Além disso, a DM9 conseguiu manter e ampliar seu atendimento ao Walmart e conquistou novas contas, como a da marca Subaru, representada no Brasil pelo grupo Caoa.
Paulo Queiroz ocupou o posto de CEO da DM9DDB por seis anos, desde o início de 2013, após a saída de Sérgio Valente para a Rede Globo. Até o final do ano passado, Queiroz dividiu a presidência da agência com Alcir Gomes Leite, que em 2017 comandou o processo de fusão entre a Salve e a LDC e adoção pela nova empresa da marca Tribal. No mês passado, Alcir deixou a agência nas mãos dos novos copresidentes Carlos Pitchu e Carlos Fonseca.
No início do mês, esteve no Brasil o CEO global da DDB Worldwide, Chuck Brymer. Em entrevista ao Meio & Mensagem ele falou sobre a saída de Paulo Queiroz e a busca da DDB por um novo presidente para sua agência no Brasil: “Estamos avaliando algumas opções e sabemos que há muita empolgação e interesse no mercado. Procuramos alguém talentoso e divertido”.
Vencedor do Prêmio Caboré de Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação no ano passado, Marcio Oliveira tem 44 anos de idade é um dos principais novos líderes do mercado brasileiro. Com a mudança, ele encerra uma carreira de 18 anos na agência fundada por Luiz Lara e Jaques Lewkowicz e vendida para o Grupo Omnicom em 2007. Oliveira também foi um dos fundadores do Grupo de Atendimento (GA), em 2013, e presidiu a entidade entre meados de 2014 e o início de 2016. Procurada pela reportagem, a Lew’Lara\TBWA não confirmou a informação sobre a saída de Marcio Oliveira.
Compartilhe
Veja também
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA
Os 8 potenciais conflitos de contas na fusão entre Omnicom e Interpublic
Holdings são detentoras de contas de criatividade e mídia de anunciantes concorrentes em diversos segmentos