Nos EUA, P&G exagera na pós-produção
Anúncio de máscara de cílios da CoverGirl entrou na mira do órgão regulador de publicidade
Anúncio de máscara de cílios da CoverGirl entrou na mira do órgão regulador de publicidade
Meio & Mensagem
16 de dezembro de 2011 - 10h10
Um anúncio da Procter & Gamble para apresentar os benefícios de sua máscara de cílios “CoverGirl Nature Luxe Mousse Mascara”, chamou a atenção do órgão regulador de peças publicitárias nos Estados Unidos, o NAD – National Advertising Division of the Council of Better Business Bureaus.
As peças aparentemente com retoques de Photoshop chamaram a atenção do órgão que pediu a comprovação dos resultados do uso das máscaras de cílios. Tanto no anúncio impresso, quanto no vídeo a cantora Taylor Swift aparece com cílios volumosos, resultado que teria sido gerado após o uso da máscara da P&G.
O NAD questiona se a imagem não foi retocada com recursos de pós-produção e se o produto da CoverGirl produz realmente “2 vezes mais volume” que os concorrentes, conforme anunciado na peça.
Enquanto a Inglaterra é severa em suas leis contra anúncios abusivos, a solicitação do órgão regulador americano soa como uma novidade. Para o especialista Chris Cole, do escritório de advocacia Manatt Phelps & Phillips, é uma demonstração clara de que o NAD poderá começar a investigar mais os anúncios. “Do ponto de vista legal, retocar fotos, para que criar uma impressão enganosa de eficácia do produto é expressamente proibida”, diz.
Com informações do AdAge.
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