ESG e diversidade: as preocupações do Cannes Lions em 2023
A passagem do CEO do festival, Simon Cook, pelo Brasil revela as ambições da organização para a próxima edição do evento
ESG e diversidade: as preocupações do Cannes Lions em 2023
BuscarESG e diversidade: as preocupações do Cannes Lions em 2023
BuscarA passagem do CEO do festival, Simon Cook, pelo Brasil revela as ambições da organização para a próxima edição do evento
Taís Farias
11 de novembro de 2022 - 11h24
O CEO do Cannes Lions, Simon Cook, esteve no Brasil e fez uma apresentação sobre os aprendizados da última edição do festival e para onde Cannes está olhando. O evento foi realizado em parceria com o Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, e com a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).
No mês passado, em uma conferência da Associação de Anunciantes Nacionais (ANA), o executivo já havia anunciado que o festival terá novos critérios para growth e sustentabilidade. Na prática, todos os inscritos terão que demonstrar seu impacto nas áreas, com informações sobre as emissões de CO2 do processo de produção e a composição das equipes. A edição 2022 foi marcada pelos protestos do Greenpeace contra agências que trabalham com empresas que usam combustíveis fósseis.
Questionado sobre as mudanças, Cook afirmou que o foco no momento é garantir que Cannes, enquanto evento, esteja alinhado com as diretrizes de sustentabilidade e, assim, seja capaz de liderar uma mudança no mercado. “Pode ser um bom primeiro passo”, disse o executivo sobre os novos critérios. Ele também comentou as críticas sobre a falta de pessoas pretas na composição do júri. Sobre isso, o CEO da Cannes reconheceu a falha e disse que, no próximo ano, busca um júri que represente mais a sociedade do que o mercado de comunicação.
Em 2023, o festival completa 70 anos e o executivo afirmou que a data deve ser comemorada de forma diferente. Se quando completou 60, o clima era de homenagem e saudosismo. No septuagésimo aniversário, a aposta está em reiniciar a plataforma para que ela esteja pronta para os próximos anos.
No evento, Cook ainda apresentou conceitos que marcaram a edição deste ano e devem estar no radar das marcas e agências. Entre eles, estão a capacidade de estrategicamente entrar em conversas com os consumidores, pensar em soluções que sejam cada vez mais escaláveis e o que o CEO de Cannes batizou como “metacommerce”. Ou seja, usar o metaverso e outras experiências imersivas para desenvolver e estimular novos formatos de vendas.
Na quinta-feira, 10, o Cannes Lions anunciou que terá uma nova categoria: a Entertainment Lions for Gaming. A divisão vai premiar trabalhos criativos que conectem pessoas e marcas por meio dos games. A presidente do júri inaugural da categoria será Francine Li, head global de marketing da Riot Games. No anúncio, a organização reconheceu o destaque que os games vinham conquistado no festival, com ganhadores que exploraram esse universo.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público