Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

Buscar

Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

Buscar
Publicidade

Comunicação

Oitto Impacto: a intersecção entre comunicação e sustentabilidade

Empresa de soluções e ações corporativas de sustentabilidade atua em estratégia a implementação para posicionar marcas como motores de transformação socioambental


23 de abril de 2024 - 7h58

Antes a razão de existir das marcas se baseava em atributos funcionais e, posteriormente, em benefícios emocionais. Agora, o mercado chegou a um momento em que as companhias devem posicionar-se um ponto de vista sobre o mundo, mas com a atenção da coerência além do discurso.

oitto impacto

Aline Pimenta e Cláudia Mattos, sociofundadoras da Oitto Impacto (Crédito: Victor Senra/Divulgação)

É sob essa premissa que surgiu a Oitto Impacto há sete anos. Fundada por Aline Pimenta e Cláudia Mattos – ambas com carreira no mercado publicitário – em um movimento de transição de carreira, a empresa de soluções e ações corporativas de sustentabilidade traz aos clientes um entendimento da complexidade do tema e a tradução em forma de ações de maneira descomplicada.

“Nós que temos essa base da comunicação, vimos que o mundo e a própria comunicação, estavam mudando. E nós, como profissionais e como pessoas, tínhamos esse desejo de trabalhar na intersecção entre a comunicação e a sustentabilidade”, conta Aline.

A Oitto atua em três frentes principais: a da estratégia, ao auxiliar no elenco de temas materiais e sustentabilidade que irão endereçar nos negócios e direcionar tempo e recursos; o da execução, ao dar vida à estratégia – as quais consideram peça chave para que a marca desempenhe postura socioambientalmente sustentável; até, finalmente, a implantação.

A estrutura da empresa está fundamentada em seis mulheres com formações e história de vida diferentes, entre comunicadoras e geógrafas. As sócias-fundadoras salientam a importância da diversidade como contribuição para a melhoria do trabalho voltado para a proposta socioambiental. Outros especialistas são convocados de acordo com a necessidade e complexidade dos projetos.

Entre as marcas parceiras atualmente estão nomes como Telecine, Prudential, Grupo Aegea e ICONIC Lubrificantes. Para a primeira, por exemplo, a Oitto Impacto participou da criação do Mulheres Fazem Cinema, um um programa anual de formação complementar para mulheres negras, periféricas em parceria com o Cinema Nosso. O objetivo era construir o papel social do Telecine e refleti-lo em ações concretas.

Status ESG

Nos últimos anos, a ascensão do ESG acelerou o diálogo sobre o papel das companhias frente à sociedade e ao meio ambiente. Como resultado dessa movimentação, a temática já é uma agenda da alta liderança, o que acelera a tomada de decisão, por exemplo.

“Hoje vemos que as marcas têm mais clareza de que elas, verdadeiramente, são motores de transformação social e que isso é importante como diferenciação e relevância para o negócio”, afirma Aline. Mas nem sempre foi assim.

No início, lembram as fundadoras, era comum que precisassem contribuir com o contexto e apresentar as discussões contemporâneas sobre o atual ESG, e, junto ao cliente, refinar possíveis oportunidades. “Quando essa conexão não está posta dentro da corporação, arriscamos dizer que é questão de tempo. Estamos falando sobre negócios”, acrescenta Cláudia, reiterando que a missão da Oitto é entender o denominador comum entre o que impacta sociedade e negócio.

Pontos de atenção

Como todo conceito ao se popularizar, leva um tempo para que o chamado hype seja convertido em resultados reais. Um ponto de melhoria citado pelas especialistas é de que haja coerência entre a ação de impacto, ao contribuírem com uma mudança social ou questão ambiental, e o discurso.

“O ponto de atenção e oportunidade é pensar que essa conexão da marca com algum tema relevante de impacto socioambiental, precisa verdadeiramente estar ligada a um entendimento desse assunto de forma mais profunda, com suas relações de causa e consequência, para que o papel dessa marca traga algum tipo de contribuição”, endossa Aline.

Soma-se ainda, conforme alerta Cláudia, a própria premissa de priorização de atuação para garantir a legitimidade do projeto. Outro ponto de atenção é de que a busca por temas que sejam mais fácil de serem comunicados, não necessariamente serão a melhor escolha em termos de investimento. Isso acontece uma vez que devem estar conectados à natureza do negócio.

A Oitto Impacto no papel da comunicação

O trabalho em sintonia com agências de comunicação é premissa fundamental para o papel da Oitto Impacto junto aos clientes. “Entendemos que a comunicação com uma postura socioambientalmente sustentável requer outros recursos e ferramentas. Até o vocabulário há de ser pensado”, endossa Cláudia.

Neste sentido, Aline corrobora: “A comunicação quando pensamos em sustentabilidade é fundamental, porque, quando bem feita, com a linguagem e público certo, estética apurada, vai promover o engajamento. Sem pessoas engajadas não temos avanços em sustentabilidade”.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Maria Farinha adquire parte da produtora inglesa Violet Films

    Maria Farinha adquire parte da produtora inglesa Violet Films

    Objetivo da negociação é ampliar as possibilidades de produção que tenham apelo global

  • Grêmio e Inter unem cores e patrocínios em prol do Rio Grande do Sul

    Grêmio e Inter unem cores e patrocínios em prol do Rio Grande do Sul

    Rivais no futebol, clubes apresentam campanha Jogando Junto, que prevê a exposição de marcas nos uniformes e propriedades dos times em troca da doação de recursos às vítimas das enchentes