Os 10 profissionais de comunicação de 2011

Buscar

Os 10 profissionais de comunicação de 2011

Buscar
Publicidade

Comunicação

Os 10 profissionais de comunicação de 2011

Meio & Mensagem apontou os executivos que tiveram atuações marcantes neste ano


22 de dezembro de 2011 - 3h01

Dulcídio Caldeira
Há dois anos, Dulcídio Caldeira decidiu trocar uma carreira bem sucedida de diretor de criação na AlmapBBDO e ingressar na área de produção como diretor de cena.
Atualmente ele integra o time da ParanoidBR, vencedora do Prêmio Caboré deste ano. Nessa nova fase, Caldeira já emplacou um grande sucesso nos festivais publicitários:
“Balões”, realizado para a MTV – um dos filmes brasileiros mais premiados de 2011. A decisão de tomar novos rumos em sua vida foi algo que começou a ser planejado em 2007, época em que trabalhava na BBDO Nova York como diretor de criação. Na ocasião, frequentou o curso na New York Film Academy e trabalhou com produtoras renomadas como a Traktor e a MJZ. De volta ao Brasil, assumiu cargo diretivo na AlmapBBDO em 2009. “Fui me afastando do dia a dia da criação e ficando com saudade do que sempre fiz. Ou voltava a ser redator ou partia para a direção de filmes. Optei pela segunda, porque, além de estar perto da criação publicitária, que eu adoro, tem uma proximidade com a ficção e o cinema”, frisa.

wraps

Fred Gelli
A visibilidade de Fred Gelli no mercado começou a crescer em 2008 quando foi o primeiro brasileiro a integrar o júri da área de Design no Festival de Cannes. À partir daí, a Tátil Design, empresa que fundou há 23 anos, deu início ao seu mais virtuoso ciclo de sucesso. Além dos 90 prêmios internacionais colecionados desde 1987 e clientes como a Procter & Gamble, a Tátil conquistou o Caboré em 2009 na categoria Serviço Especializado. Em 2010, venceu a mais importante concorrência de sua história contra 138 agências pela criação da logomarca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A criação da Tátil foi apresentado ao público na noite do Réveillon que abriu 2011. Apesar da polêmica em torno de algumas insinuações de plágio, o trabalho da equipe liderada por Gelli foi plenamente reconhecido também no plano internacional com convites para palestras até na China. De olho nas oportunidades do mercado de esportes, a Tátil se associou neste ano a Aktuell para criar Vibra, que surgiu a partir da incorporação da Atto Sports, empresa de marketing esportivo sediada no Rio de Janeiro.

wraps

Guga Ketzer
Sócio e diretor criativo da Loducca, agência do ano no Prêmio Caboré 2011, Guga Ketzer ganhou as atenções do mundo em fevereiro deste ano quando lançou o projeto Street Art View para Red Bull. A ação que permite aos visitantes do Google Street View o acesso a coleções de arte de rua ganhou Leão de Prata em Cannes na área de Cyber. Por essa e outras ações bem sucedidas, o Advertising Age colocou Ketzer na lista de criativos que todo o mercado global deveria conhecer. Em 2001, com apenas quatro anos de carreira, Ketzer representou o Brasil na competição de Young Creatives em Cannes e voltou de lá com o Ouro de Print. Depois de uma breve passagem pela Talent, retornou à Loducca em 2005 e dois anos depois foi convidado por Celso Loducca para se tornar sócio e vice-presidente da agência. Em 2009, ganhou o Prêmio Caboré na categoria Profissional de Criação.

wraps

Hugo Rodrigues
Desde abril de 2008 na vicepresidência nacional de criação da Publicis e também responsável pelo comando criativo de Salles Chemistri e Publicis Dialog, Hugo Rodrigues passou a acumular em fevereiro a função de chief operating officer das três agências. Nas funções de chief operating officer e de chief creative officer, Rodrigues tem a responsabilidade pela gestão executiva e criativa das agências. Esta é a primeira vez que um profissional de criação assume a gestão das agências Publicis no Brasil. Rodrigues começou sua carreira como redator na Salles DMBB no ano 2000, trabalhando para a conta de Carrefour. Em 2002, quando a agência já se chamava Salles Darcy, ele passou a criar, ainda como redator, para a GM. Em 2004, nova mudança de nome: agora Publicis Salles Norton, com Rodrigues criando para todos os clientes da casa. Em 2005 participou da fundação da Salles Chemistri e foi promovido a diretor de criação. E, em 2008, assumiu a vice-presidência nacional de criação das três agências Publicis.
 

wraps

Luiz Fernando Musa
Se houve um executivo de agência que movimentou o mercado publicitário em 2011, foi Luiz Fernando Musa. O profissional que era diretor de atendimento da Ogilvy até sua promoção à direção geral em agosto de 2007 galgou espaço e se tornou um dos nomes mais influentes da rede no mundo. Esteve por trás da criação da 9ine, agência do WPP em parceria com o ex-jogador Ronaldo. E no apagar das luzes de 2011, Musa foi um dos responsáveis pela criação da micro rede David, que tem pretensões globais. Além disso, se tornou CEO da Ogilvy em agosto e deu o suporte para a agência conquistar posições no ranking criativo. O escritório brasileiro foi o segundo melhor dentro da rede (atrás apenas de Buenos Aires). O resultado ganha ainda mais relevância quando comparado com o de dois anos atrás, quando a operação brasileira ficou em 47º lugar. Em termos de negócios, a Ogilvy conquistou a totalidade da conta de Claro.

wraps

Luiz Sanches
O ganhador do Prêmio Caboré de Profissional de Criação deste ano já é veterano em premiações consagradas mundialmente. São 63 Leões em Cannes, além de um Grand
Prix de Press. Em 2010, foi o diretor de criação mais premiado do mundo no evento. Sanches começou a sua carreira em 1992, na DM9DDB, e está há 16 anos na AlmapBBDO. Seu trabalho à frente da equipe de criação foi decisivo para que a agência colhesse grandes resultados nos últimos anos, conquistando o título de Agência do Ano em Cannes em 2010 e 2011, e também consagrando a brasileira melhor colocada nas últimas edições do D&AD, Wave, Clio e One Show. A Almap lidera o Gunn Report, ranking que analisa o rendimento das agências nos principais festivais do mundo, relativo a 2010 – o que já havia ocorrido anteriormente em 2004 e 2005. Em agosto, Sanches foi promovido a diretor geral de criação da Almap – é o segundo profissional a ocupar o cargo, depois do sócio Marcello Serpa. Hoje, Sanches é responsável por toda criação online e off-line da agência.

wraps

Marcos Quintela
A entrada do presidente da Y&R, Marcos Quintela, para a sociedade do Grupo Newcomm coroa a meteórica carreira do profissional, que atua no mercado publicitário há apenas
sete anos. Em 2011, Quintela passou a ocupar a posição de sócio da holding ao lado do CEO Roberto Justus e do grupo WPP, que detém o controle acionário do negócio. Além da Y&R – a líder do ranking nacional –, o Newcomm engloba as agência Wunderman, New Energy e VML, e a empresa de préimpressão digital Ação. Trata-se de um movimento significativo, pois o WPP não tem sócios nas outras grandes agências que mantém no Brasil: JWT, Grey e Ogilvy. Justus faz questão de frisar que Quintela é o sucessor que preparou para quando resolver deixar o grupo. Os dois se associaram pela primeira vez em 2004, na fundação da Maestro. Quintela presidiu a empresa por dois anos, até o final de 2005, quando ingressou na Y&R como vice-presidente de atendimento e operações. Em 2008, foi promovido a diretor geral e chief operating officer, conquistando o Prêmio Caboré de Profissional de Atendimento no final daquele ano.
Desde janeiro de 2010 preside a Y&R.

wraps

Mario D´Andrea
Desde maio, Mario D’Andrea é sócio e chief creative officer da Fischer & Friends. Mais que uma das principais mudanças do ano de profissionais no mercado brasileiro de agências, o fato é para D’Andrea o grande projeto de sua vida, como ele mesmo classifica. Para aceitar a proposta de sociedade feita por Eduardo Fischer, D’Andrea deixou a presidência da JWT – função que havia assumido em agosto de 2010. Após quatro anos na multinacional, terceira do ranking brasileiro, ele optou pelo desafio de comandar a área de criação da Fischer & Friends e tomar lugar entre os acionistas da agência, uma das únicas de capital 100% entre as líderes do mercado nacional, ao
lado do controlador Fischer e de seus outros dois sócios: Antonio Fadiga (CEO) e Allan Barros (CCO). A empresa aproveitou sua chegada para mudar de marca, deixando de lado o Fischer +Fala. Além de ser um dos mais queridos líderes de criação do País, D’Andrea também é pé quente, pois neste ano a Fischer conquistou importantes contas, como Bristol-Myers Squibb, Flora, JBS (Friboi e Swift), Vigor/Leco, Henkel, Unimed Brasil e Marabraz.
 

wraps

Roberto Medina
O empresário Roberto Medina está no mercado há quase quatro décadas e desde 1972 detém o controle acionário da Artplan. Em um ano como 2011 não há como falar dele sem focar o Rock in Rio. Afinal, o festival que nasceu em 1985 reunindo mais de 1 milhão e 380 mil pessoas, virou uma marca reconhecida mundialmente, com edições realizadas também na Espanha e em Portugal, país que inclusive receberá uma nova edição em 2012. Em setembro, o evento voltou ao palco de origem depois de dez anos, levando 700 mil pessoas e muitas marcas à Cidade do Rock. Para o Rio, foi um grande negócio: o evento gerou um impacto de mais de R$ 880 milhões na economia da cidade, segundo a Riotur. Mas o Rock in Rio surgiu e se firmou depois de outros desafios que este publicitário e empresário capitaneou, como a vinda de Frank Sinatra ao Brasil em 1980. Era a semente do Rock in Rio, evento que volta ao Brasil em 2013 pelas mãos do empresário que também colocou a Artplan entre as maiores agências do País e gerou ainda a Dream Factory, player de peso no mercado nacional de promoção e eventos.

wraps

Ronaldo Nazário
No começo do ano, Ronaldo Nazário ainda era jogador de futebol. Depois de decepcionar
em campo e ver o Corinthians ser eliminado na Pré-Libertadores de 2011, o craque decidiu abandonar os gramados. Mas, ao contrário da maioria dos jogadores, sua vida pósfutebol já estava trilhada. Um jantar ao lado de Sérgio Amado, Luiz Fernando Musa e Marcus Buaiz na casa do apresentador Fausto Silva, em julho de 2010, apontava para um novo caminho de sucesso: virar executivo em uma agência voltada para o esporte. Menos de nove meses depois, Ronaldo fez mais do que isso. Em parceria com o Grupo WPP, abriu a 9ine, empresa que nasceu com viés de marketing esportivo, mas que acabou se transformando numa agência de publicidade completa. A 9ine se tornou a responsável por encontrar oportunidades de marketing esportivo para GSK, pela publicidade de Duracell e ganhou a concorrência por parte da conta dos hipermercados Extra, marca da qual Ronaldo será garoto-propaganda. Para finalizar o ano, o agora empresário se propôs a mais um desafio: aceitou o convite de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, para ser um dos membros do conselho de administração do Comitê Organizador Local da Copa de 2014.

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores

  • DM9 conquista Grand Clio com campanha para Leica

    DM9 conquista Grand Clio com campanha para Leica

    Agência é única brasileira a conquistar um dos prêmios máximos do festival, que concede, no total, 30 Grand Clios