Assinar

Porto Digital inaugura novo cluster

Buscar
Publicidade
Comunicação

Porto Digital inaugura novo cluster

Portomídia nasce com investimento de R$ 12,5 milhões e foco na economia criativa


13 de agosto de 2013 - 9h18

Por Roberta Queiroz

O Porto Digital, que conta com 250 empresas que juntas ultrapassaram a barreira anual de R$ 1 bilhão em faturamento, apenas com negócios na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), lança nesta semana seu novo cluster. Foi inaugurado nesta segunda-feira, 12, o casarão em meio ao Recife Antigo que abrigará o Portomídia, projeto dedicado à chamada economia criativa, que irá investir, principalmente, nas áreas de games, multimídia, cine-vídeo e animação, música, design e fotografia.

“Percebemos que existe uma grande informalidade na forma de fazer negócios dos profissionais dessas áreas. De um lado, os criativos têm dificuldades para lidar com a frieza dos números, do outro a economia tradicional não suporta o que considera amadorismo em gestão. Os dois lados não dialogam e os negócios travam na largada. O mercado publicitário será diretamente beneficiado com esta iniciativa. As agências de publicidade são o principal elo entre os criativos e o mercado. Por isso, estamos mantendo uma maior conexão com as agências”, afirma Francisco Saboya, diretor-presidente do Porto Digital, que representou o Brasil no júri do Cannes Lions deste ano, na área de Innovation. Segundo ele, o novo polo pretende fazer com áreas do setor da chamada economia criativa o mesmo que fez com o mercado de tecnologia.

Com R$ 12,5 milhões de investimento em capacitação, restauração do prédio, aquisição e instalação de equipamentos, o Portomídia irá contar com uma infraestrutura para atender um dos eixos de atuação do negócio, que será a utilização, por parte dos profissionais locais, de laboratórios com equipamentos dos mais altos níveis de qualidade e que muitas vezes não são encontrados nem nos melhores estúdios brasileiros.

As bases de atuação da nova iniciativa serão educação, empreendedorismo, experimentação e exibição. Na área de educação, o espaço irá contar com um centro de formação, com salas de treinamento, para profissionais e empresas do setor. Uma incubadora de negócios criativos já está funcionando com nove empresas incubadas para trabalhar o empreendedorismo. Para experimentação, os profissionais contam com oito laboratórios. Além de dois espaços para exibição dos trabalhos, uma galeria de artes digitais e um cinema com sala de projeção com capacidade para 185 lugares, que será inaugurada em maio de 2014.

No total, serão oito laboratórios, sendo um de design, focado na prototipação de objetos em 3D e na criação gráfica digital; um de interatividade e animação, para desenvolvimento de experimentações interativas; um de animação, onde poderá ser criados materiais quer serão utilizados em jogos digitais, no cinema ou na publicidade; e cinco laboratórios referentes a áudio e imagem para cinema.

“Vamos contar com uma sala de finalização de áudio e vídeo com equipamentos de última geração que são encontrados em poucos lugares no Brasil, a exemplo do poderoso sistema de correção de cor Baselight 4, responsável pela finalização de grandes produções como Hotel Transilvânia, A Invenção de Hugo Cabret e O Discurso do Rei”, conta Saboya. 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    WPP fortalece parceria com a Universal Music Group

    Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados

  • Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance

    Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca