Preta Gil fala sobre repercussão de mimimi
Após reclamações, Conar abre processo para apurar clipe que foi retirado do ar na quinta-feira passada
Após reclamações, Conar abre processo para apurar clipe que foi retirado do ar na quinta-feira passada
Luiz Gustavo Pacete
15 de junho de 2015 - 10h04
Em resposta à grande repercussão da campanha #SemMiMiMi, criada pela Publicis para a marca Novalfem, do laboratório Sanofi, a cantora Preta Gil, protagonista do videoclipe que causou discussões nas redes, se manifestou via Twitter sobre o seu sentimento em relação ao acontecido. "Quando fui convidada para fazer a campanha fiquei muito feliz e achei a ideia superdivertida e para cima. A campanha nasceu para discutir um assunto sério de uma forma leve, humorada, que tem tudo a ver comigo”, escreveu Preta Gil.
Em resposta a alguns comentários que tacharam a campanha de “machista”, a cantora comentou que em nenhum momento enxergou a mensagem desta forma. “Mas o fato foi que muitas mulheres se sentiram desrespeitadas. Li muitas coisas e me solidarizo com a maioria dos depoimentos e em consideração a elas, a campanha foi interrompida”, escreveu Preta Gil. Agência e anunciante retiraram o material do ar na quinta-feira 11, alegando respeito às críticas dos consumidores.
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– Mimimi vira dor de cabeça para a Sanofi
Lançada na semana passada, o vídeo mostrava que os sintomas da cólica podiam ser superados de forma leve e descontraída. Para muitas pessoas, a empresa foi infeliz na forma que abordou o tema. Na tarde da quarta-feira 10, a Publicis se manifestou no Facebook sobre a polêmica alegando que em nenhum momento houve a intenção de minimizar as dores das mulheres. Posteriormente, a Novalfem decidiu reavaliar a campanha. “Acatamos as opiniões publicadas e esclarecemos que, em nenhum momento, se pretendeu subestimar o impacto dessas dores ou desrespeitar quem as sente", disse a empresa em seu perfil no Facebook.
O tema chega ao Conar
Após receber reclamações, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), abriu processo para apurar o caso. Essa não é a primeira vez que uma campanha da Sanofi é avaliada pelo órgão. Em 2010, uma ação do sabonete Dermacyd com Grazi Massafera foi condenada, com pedido de alteração. Na ocasião, a propaganda exibiu imagens da atriz com sua ginecologista, o que é proibido pelo Código de Ética Médica.
A Sanofi, que em 2014 investiu R$ 42,2 milhões em compra de mídia, ficando na 106º posição no ranking Agência & Anunciantes, de Meio & Mensagem, é conhecida pela ousadia em sua comunicação. Em uma outra ação, de 2013, a empresa lançou a campanha "Durmo sem calcinha”, que teve grande repercussão e foi vencedora do Lead The Change Awards, um prêmio internacional que envolve toda a rede Publicis Worldwide. A campanha engajou várias celebridades a incentivaram as mulheres a se habituarem com o não uso de calcinha para a melhora da saúde.
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