
Quais os segredos da melhor campanha do Super Bowl?
Diretor de criação da David & Goliah conta os bastidores do comercial da Kia, eleito pelo Ad Meter como o mais popular da final da NFL
Há uma semana, o comercial da Kia, que mostrava as tentativas (frustradas) da atriz Melissa McCarthy de salvar o planeta e preservar o meio ambiente apareceu pela primeira vez no intervalo do Super Bowl.
Desde então, a agência David & Goliah, autora da campanha “Hero’s Journey”, vem colhendo os frutos do sucesso do filme. O USA Today, publicação que, anualmente, elege as campanhas mais populares do Super Bowl no Ad Meter, escolheu o filme da Kia como o mais interessante dessa edição. No AdBlitz, ranking do YouTube, o comercial da agência também ficou em primeiro lugar.
“A gente torcia por uma repercussão como essa. O investimento em uma produção e veiculação no Super Bowl é imenso e toda marca espera tirar o máximo em retorno”, confessa o brasileiro Gustavo Sarkis, diretor executivo de criação da David & Goliath e um dos responsáveis pelo projeto. Para conseguir se destacar em meio a tantos anunciantes que guardam para o Super Bowl as melhores estratégias de comunicação, a agência mergulhou em um trabalho que durou seis meses.

No filme, atriz se acidente ao tentar conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o ambiente (Crédito: Reprodução)
Segundo Sarkis, a definição da atriz que estrelaria a campanha aconteceu antes mesmo de o roteiro ser finalizado. “O roteiro já foi pensando na Melissa (McCarthy) como protagonista. Ela é perfeita para o tipo de comédia onde o humor é mais físico do que verbal. No intervalo do Super Bowl, onde os comerciais disputam espaço com festa, cerveja e nachos, tudo tem de ser de entendimento rápido”, conta o diretor.
Nas cenas, Melissa é derrubada de árvores, se acidenta em icebergs e sofre outros contratempos na tentativa de se manifestar em prol da preservação ambiental. A gravação do comercial durou 4 dias e a direção de cena ficou a cargo de Matthijhn Van Heijningen. Apesar de ter contado com os efeitos de computação gráfica para transmitir o realismo nas cenas, a atriz não deixou de se arriscar, um pouco, nas gravações. “Ela dispensou o dublê e fez questão de ser suspensa pelos cabos para as cenas em que ela voa pelos ares ou despenca dos desfiladeiros. Felizmente, ela não sofreu nenhum arranhão”, recorda Sarkis.

Os principais comerciais do Super Bowl 2017
Após o sucesso da classificação do ranking Ad Meter, a David & Goliah considera sua missão cumprida. Mesmo assim, a agência, que foi fundada em 1999 e tem sede em Los Angeles, não descarta que as inusitadas maneiras de salvar o mundo podem render outros frutos. “O objetivo da campanha está cumprido. Se ela for premiada em festivais, será a cereja do bolo”, completa Sarkis.