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Comunicação

Quais os segredos da melhor campanha do Super Bowl?

Diretor de criação da David & Goliah conta os bastidores do comercial da Kia, eleito pelo Ad Meter como o mais popular da final da NFL

Há uma semana, o comercial da Kia, que mostrava as tentativas (frustradas) da atriz Melissa McCarthy de salvar o planeta e preservar o meio ambiente apareceu pela primeira vez no intervalo do Super Bowl.

Desde então, a agência David & Goliah, autora da campanha “Hero’s Journey”, vem colhendo os frutos do sucesso do filme. O USA Today, publicação que, anualmente, elege as campanhas mais populares do Super Bowl no Ad Meter, escolheu o filme da Kia como o mais interessante dessa edição. No AdBlitz, ranking do YouTube, o comercial da agência também ficou em primeiro lugar.

“A gente torcia por uma repercussão como essa. O investimento em uma produção e veiculação no Super Bowl é imenso e toda marca espera tirar o máximo em retorno”, confessa o brasileiro Gustavo Sarkis, diretor executivo de criação da David & Goliath e um dos responsáveis pelo projeto. Para conseguir se destacar em meio a tantos anunciantes que guardam para o Super Bowl as melhores estratégias de comunicação, a agência mergulhou em um trabalho que durou seis meses.

 

Melissa-Neve

No filme, atriz se acidente ao tentar conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o ambiente (Crédito: Reprodução)

 A ideia nasceu em agosto de 2016 e foi apresentada ao anunciante em novembro. O objetivo era mostrar ao público o diferencial do Kia Niro, modelo que promete economizar a utilização de combustível. Na concepção da campanha, a agência procurou levar o tema da preservação ambiental com uma abordagem diferente. “Essa questão é abordada sempre de maneira séria, muitas vezes em tom de denúncia ou alarmante. Ou então, em um clima de ‘vamos dar as mãos e salvar o planeta’, o que muitas vezes acaba soando artificial”, acredita o diretor.

Segundo Sarkis, a definição da atriz que estrelaria a campanha aconteceu antes mesmo de o roteiro ser finalizado. “O roteiro já foi pensando na Melissa (McCarthy) como protagonista. Ela é perfeita para o tipo de comédia onde o humor é mais físico do que verbal. No intervalo do Super Bowl, onde os comerciais disputam espaço com festa, cerveja e nachos, tudo tem de ser de entendimento rápido”, conta o diretor.

Nas cenas, Melissa é derrubada de árvores, se acidenta em icebergs e sofre outros contratempos na tentativa de se manifestar em prol da preservação ambiental. A gravação do comercial durou 4 dias e a direção de cena ficou a cargo de Matthijhn Van Heijningen. Apesar de ter contado com os efeitos de computação gráfica para transmitir o realismo nas cenas, a atriz não deixou de se arriscar, um pouco, nas gravações. “Ela dispensou o dublê e fez questão de ser suspensa pelos cabos para as cenas em que ela voa pelos ares ou despenca dos desfiladeiros. Felizmente, ela não sofreu nenhum arranhão”, recorda Sarkis.

Após o sucesso da classificação do ranking Ad Meter, a David & Goliah considera sua missão cumprida. Mesmo assim, a agência, que foi fundada em 1999 e tem sede em Los Angeles, não descarta que as inusitadas maneiras de salvar o mundo podem render outros frutos. “O objetivo da campanha está cumprido. Se ela for premiada em festivais, será a cereja do bolo”, completa Sarkis.

Atriz Melissa McCarthy passa por apuros para tentar salvar o planeta no comercial


14 de fevereiro de 2017 - 8h47

Há uma semana, o comercial da Kia, que mostrava as tentativas (frustradas) da atriz Melissa McCarthy de salvar o planeta e preservar o meio ambiente apareceu pela primeira vez no intervalo do Super Bowl.

Desde então, a agência David & Goliah, autora da campanha “Hero’s Journey”, vem colhendo os frutos do sucesso do filme. O USA Today, publicação que, anualmente, elege as campanhas mais populares do Super Bowl no Ad Meter, escolheu o filme da Kia como o mais interessante dessa edição. No AdBlitz, ranking do YouTube, o comercial da agência também ficou em primeiro lugar.

“A gente torcia por uma repercussão como essa. O investimento em uma produção e veiculação no Super Bowl é imenso e toda marca espera tirar o máximo em retorno”, confessa o brasileiro Gustavo Sarkis, diretor executivo de criação da David & Goliath e um dos responsáveis pelo projeto. Para conseguir se destacar em meio a tantos anunciantes que guardam para o Super Bowl as melhores estratégias de comunicação, a agência mergulhou em um trabalho que durou seis meses.

 

Melissa-Neve

No filme, atriz se acidente ao tentar conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o ambiente (Crédito: Reprodução)

 A ideia nasceu em agosto de 2016 e foi apresentada ao anunciante em novembro. O objetivo era mostrar ao público o diferencial do Kia Niro, modelo que promete economizar a utilização de combustível. Na concepção da campanha, a agência procurou levar o tema da preservação ambiental com uma abordagem diferente. “Essa questão é abordada sempre de maneira séria, muitas vezes em tom de denúncia ou alarmante. Ou então, em um clima de ‘vamos dar as mãos e salvar o planeta’, o que muitas vezes acaba soando artificial”, acredita o diretor.

Segundo Sarkis, a definição da atriz que estrelaria a campanha aconteceu antes mesmo de o roteiro ser finalizado. “O roteiro já foi pensando na Melissa (McCarthy) como protagonista. Ela é perfeita para o tipo de comédia onde o humor é mais físico do que verbal. No intervalo do Super Bowl, onde os comerciais disputam espaço com festa, cerveja e nachos, tudo tem de ser de entendimento rápido”, conta o diretor.

Nas cenas, Melissa é derrubada de árvores, se acidenta em icebergs e sofre outros contratempos na tentativa de se manifestar em prol da preservação ambiental. A gravação do comercial durou 4 dias e a direção de cena ficou a cargo de Matthijhn Van Heijningen. Apesar de ter contado com os efeitos de computação gráfica para transmitir o realismo nas cenas, a atriz não deixou de se arriscar, um pouco, nas gravações. “Ela dispensou o dublê e fez questão de ser suspensa pelos cabos para as cenas em que ela voa pelos ares ou despenca dos desfiladeiros. Felizmente, ela não sofreu nenhum arranhão”, recorda Sarkis.

Após o sucesso da classificação do ranking Ad Meter, a David & Goliah considera sua missão cumprida. Mesmo assim, a agência, que foi fundada em 1999 e tem sede em Los Angeles, não descarta que as inusitadas maneiras de salvar o mundo podem render outros frutos. “O objetivo da campanha está cumprido. Se ela for premiada em festivais, será a cereja do bolo”, completa Sarkis.

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