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Comunicação

WPP unifica operações de branding e design no mundo

No Brasil, negócio terá impacto na Epigram Brand Union, operação da holding que passa a se chamar Epigram Superunion e mantém Marcelo Bicudo na liderança


23 de janeiro de 2018 - 10h39

Marcelo Bicudo, CEO da Epigram Superunion, que passa a fazer parte da liderança da Superunion (Crédito: Divulgação)

Com o objetivo de ampliar a sinergia e, ao mesmo tempo, estender o leque de serviços oferecidos aos clientes em todos os continentes, a holding WPP fez uma grande movimentação que culmina na integração de cinco redes de branding, design e estratégia. A partir desta terça-feira, 23, as empresas Brand Union, The Partners, Lambie-Nairn, Addison Group e VBAT passam a operar de forma conjunta, sob a bandeira Superunion.

No Brasil, o negócio terá reflexos na Epigram, agência de branding e estratégia adquirida pelo Grupo WPP em 2014, quando adotou o nome de Epigram Brand Union. Com a integração, a agência, fundada e liderada por Marcelo Bicudo, passa a ter a nomenclatura de Epigam Superunion, integrando o braço nacional da Lambie-Nairn. Mais do que o nome, a mudança também altera o escopo de atuação da operação, que passa a ser mais amplo com a integração das expertises das outras empresas do grupo, com as quais a Epigram Superunion deverá atuar em parceria.

“Há tempos os clientes dizem que seu grande objetivo é contar com agências capazes de integrar um leque maior de serviços, podendo, assim, concentrar os trabalhos em um único grupo. O WPP observava essa demanda e, desde o ano passado, veio preparando sua estrutura para integrar operações que ofereçam serviços complementares. Já estamos trabalhando sob essa perspectiva aqui no Brasil desde o ano passado e o fato de contarmos com expertises de redes especializadas em design, user experience, digital e estratégia nos permitiu já agregar muito ao que entregamos aos clientes”, comenta Marcelo Bicudo, CEO da Epigram Superunion.

Nessa terça-feira, 23, Bicudo e os líderes das demais redes que fazem parte da negociação estão em Londres participando de um evento que anuncia a fusão e, também, analisa o futuro dos segmentos de branding, design e estratégia. Com a fusão das operações, Bicudo passa a integrar o leadership da Superunion.

Globalmente, a nova rede conta com uma carteira de clientes composta por marcas como Land Rover, Nestlé, Colgate-Palmolive, Dell, Fifa, Pfizer e Vodafone. Para os negócios da Epigram Superunion no Brasil, a negociação do WPP também deve render outros frutos. Por alinhamento, a agência nacional passa a atender as contas da Delloite e da Telefonica, que fazem parte da carteira da Lamb-Nairn na América Latina. “Além dos alinhamentos, também poderemos integrar as equipes nos diferentes continentes para atender às demandas que os clientes nos trazem. Podemos trazer ao Brasil profissionais de outras empresas da rede, bem como participar de projetos em outros locais”, comenta Bicudo.

Juntas, as cinco empresas do WPP que passam a integrar a Superunion possuem faturamento anual de R$ 100 milhões. Ao todo, a rede é composta por 23 escritórios, em 18 países e emprega 750 colaboradores.

De acordo com Bicudo, por conta de alguns conflitos de clientes, algumas das marcas que compõem a Superunion ainda preservarão seu nome por algum tempo – como a The Partners. A proposta, no entanto, é que futuramente todas passem a operar sob a única bandeira.

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