Os 10 filmes mais polêmicos do Super Bowl

Buscar

Os 10 filmes mais polêmicos do Super Bowl

Buscar
Publicidade

Comunicação

Os 10 filmes mais polêmicos do Super Bowl

Advertising Age lista as campanhas que geraram críticas e comentários negativos do público durante sua exibição no evento esportivo mais assistido dos Estados Unidos


2 de fevereiro de 2016 - 3h04

Em sua 50ª edição, o Super Bowl já gerou uma galeria de cases para a indústria publicitária. Enquanto muitos deles são destacados pela criatividade e genialidade da mensagem, outros acabaram ficando marcados na história pelo motivo contrário. O Advertising Age listou os dez filmes mais controversos já exibidos durante o Super Bowl, que chamaram a atenção pela mensagem inadequada, pela falta de beleza ou pelo tom polêmico. Assista: 

1- Groupon (2001)
O Groupon estava começando a fazer muito sucesso na internet quando decidiu fazer sua primeira campanha no Super Bowl. O resultado, no entanto, não foi bom. Na época, o Ad Age descreveu que o filme tentou misturar paisagens do Tibet a uma discussão sobre curry e roteiros turísticos e que, ao final do evento, boa parte dos 111 milhões de espectadores certamente ficaram sem entender a piada.

A polêmica não acabou no Super Bowl. O então CEO do Groupon, Andrew Mason, pediu a remoção da campanha da TV dias depois do evento e, em entrevista, assumiu a responsabilidade pela peça errada. Posteriormente, ele culpou a CP+B, agência do Groupon na época, declarando que confiou demasiadamente nos criativos e que o resultado disso não foi satisfatório.

2- Focus On The Family (2010)
A Associação cristã dos Estados Unidos escolheu o quaterback Tim Tebow – famoso por defender os valores cristãos fora do campo – em uma mensagem anti-aborto. A campanha desagradou muita gente que não compartilhava os valores da associação e até mesmo a CBS, rede que exibiu o Super Bowl naquele ano, foi criticada por ter aceitado a campanha.
 

3- Levitra (2004)
Produtos para disfunção erétil não são considerados muito adequados para aparecerem no primetime. Mas a Levitra, medicamento do Quantum Group, quis tentar mudar essa percepção com um comercial, exibido no Super Bowl de 2004. A campanha pretendia aproveitar a grande audiência masculina da NFL e também alterar as regras para permitir a publicidade de produtos farmacêuticos. A Levitra tornou-se patrocinadora da NFL até 2006, quando a liga decidiu romper o acordo e recusar o investimento da farmacêutica.

4- General Motors (2007)
O anúncio da General Motors no Super Bowl de 2007, criado pela Deutsch LA, mostrou uma triste história. Um robozinho da montadora ficou tão triste por ter colocado o parafuso errado em uma das peças que decidiu se suicidar, jogando-se de uma ponte. A ideia da GM era mostrar a obsessão pela qualidade na produção. Mas a sociedade norte-americana de prevenção ao suicídio não gostou nem um pouco da ideia e a cena acabou, posteriormente, sendo retirada do ar.

5- White House Anti-Drug Office (2002)
O escritório de combate às drogas do governo investiu R$ 3 milhões de dólares para mostrar, em 2002, que a compra e o uso de drogas eram fatores responsáveis por financiar o terrorismo. O tom da campanha, que foi ao ar quatro meses depois dos ataques de 11 de setembro, causou desconforto nos espectadores, no Congresso e também para a Ogilvy & Mather, criadora da campanha.

6- Go Daddy (2015)
A empresa de domínio de internet Go Daddy nem conseguiu levar ao ar a campanha que preparou para o Super Bowl em 2015. O objetivo era fazer uma paródia dos comerciais da Budweiser e seus simpáticos cãezinhos, mas a marca mostrou um teaser no qual uma página da internet era usada para vender os filhotes. As entidades protetoras de animais imediatamente reagiram.
 

7- Snickers (2007)
Dois mecânicos dividem uma barra de chocolate Snickers enquanto seus lábios se encostam acidentalmente. Para dar provas de masculinidade após o ato, eles se enfurecem e começam a arrancar os cabelos do peito. Esse comercial da marca de chocolates foi alvo de repudio por parte de entidades de proteção aos direitos homossexuais, que acusaram a peça de estimular a homofobia.

8- Nationwide (2015)
A peça até que começava em um tom tranquilo, mostrando um jovem comentando o fato de ele nunca ter tido a experiência de aprender a andar de bicicleta. Até que o comercial avança e é revelado que, na verdade, ele não teve tal experiência por ter morrido em um acidente que poderia ter sido evitado. Se o objetivo era chocar, a Nationwide conseguiu. As redes sociais criticaram muito o tom da marca, que resolveu ficar de fora desta edição do Super Bowl.

9- Holiday Inn
Para tentar mostrar que estava tentando melhorar sua imagem, a rede de hotéis Holiday Inn usou a beleza da transexual Bob Johnson. O filme ia revelando os valores das peças e das cirurgias plásticas feitas pela moça até mostrar que seu nome verdadeiro era Bob Johnson. A narração dizia que “se com alguns milhares de dólares já era possível melhorar tanto, imaginem com US$ 1 bilhão” – quantia que a rede estava investindo para melhorar sua estrutura. O trocadilho pegou mal.

10- Just for Feet (1999)
Provavelmente, um dos maiores erros exibidos no Super Bowl em todos os tempos. O racismo evidente da peça publicitária gerou comentários em toda a mídia e acabou com a reputação da empresa que, no ano seguinte, foi à falência.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia