Marcio Oliveira será CEO da DM9
Atual sócio e CEO da Lew’Lara\TBWA aceitou o convite para comandar a agência do Grupo ABC e deverá dividir a presidência com o criativo Paulo Coelho
Atual sócio e CEO da Lew’Lara\TBWA aceitou o convite para comandar a agência do Grupo ABC e deverá dividir a presidência com o criativo Paulo Coelho
15 de dezembro de 2017 - 13h01
Por Alexandre Zaghi Lemos e Jonas Furtado
Marcio Oliveira está há 18 anos na Lew’Lara\TBWA
Atual sócio e CEO da Lew’Lara\TBWA, Marcio Oliveira está de saída da agência, mas permanecerá no Grupo Omnicom. Ele aceitou o convite para presidir a DM9DDB na vaga deixada recentemente por Paulo Queiroz.
Na DM9DDB, Oliveira deverá dividir a presidência com o atual diretor executivo de criação Paulo Coelho, que está na agência desde 2015. Com isso, o Grupo ABC repetiria o mesmo modelo adotado em suas outras duas grandes agências, onde a presidência também é dividida entre um profissional de negócios e um criativo: Africa (Marcio Santoro e Sergio Gordilho) e Tribal (Carlos Pitchu e Carlos Fonseca) – e até mesmo a própria holding comandada por Guga Valente e Nizan Guanaes.
Atual diretor executivo de criação, Paulo Coelho está na DM9 desde 2015
Desde o começo do ano, a DM9 vem operando sob o comando de Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, que em fevereiro voltou a dar expediente na agência que comprou em 1989 e transformou em uma das principais marcas da publicidade brasileira. A DM9 havia caído da 10ª posição no fechamento de 2015 para a 24ª no consolidado de 2016, no ranking da Kantar Ibope Media, que mede a compra de mídia mas não leva em conta os descontos negociados com os veículos. Considerando o apurado até setembro de 2017, já há uma recuperação significativa, com a agência em 18º. Além disso, a DM9 conseguiu manter e ampliar seu atendimento ao Walmart e conquistou novas contas, como a da marca Subaru, representada no Brasil pelo grupo Caoa.
Paulo Queiroz ocupou o posto de CEO da DM9DDB por seis anos, desde o início de 2013, após a saída de Sérgio Valente para a Rede Globo. Até o final do ano passado, Queiroz dividiu a presidência da agência com Alcir Gomes Leite, que em 2017 comandou o processo de fusão entre a Salve e a LDC e adoção pela nova empresa da marca Tribal. No mês passado, Alcir deixou a agência nas mãos dos novos copresidentes Carlos Pitchu e Carlos Fonseca.
No início do mês, esteve no Brasil o CEO global da DDB Worldwide, Chuck Brymer. Em entrevista ao Meio & Mensagem ele falou sobre a saída de Paulo Queiroz e a busca da DDB por um novo presidente para sua agência no Brasil: “Estamos avaliando algumas opções e sabemos que há muita empolgação e interesse no mercado. Procuramos alguém talentoso e divertido”.
Vencedor do Prêmio Caboré de Empresário ou Dirigente da Indústria da Comunicação no ano passado, Marcio Oliveira tem 44 anos de idade é um dos principais novos líderes do mercado brasileiro. Com a mudança, ele encerra uma carreira de 18 anos na agência fundada por Luiz Lara e Jaques Lewkowicz e vendida para o Grupo Omnicom em 2007. Oliveira também foi um dos fundadores do Grupo de Atendimento (GA), em 2013, e presidiu a entidade entre meados de 2014 e o início de 2016. Procurada pela reportagem, a Lew’Lara\TBWA não confirmou a informação sobre a saída de Marcio Oliveira.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima