Comunicação

TimeTo alerta para assédio em festas de final de ano

Filme criado pela Lucky Generals encoraja profissionais da indústria a denunciarem abusos, que tendem a ocorrer mais durante as comemorações corporativas em agências

i 28 de novembro de 2019 - 11h38

O final do ano é um período sensível para as instituições que lutam contra o assédio sexual na indústria publicitária. Em meio aos preparativos das festas corporativas das agências, a organização inglesa timeTo, criada por órgãos do mercado para dar visibilidade à questão, lançou uma campanha que denuncia os comportamentos abusivos que acontecem no meio.

A ação é uma continuação da campanha “Where do you draw the line?” (em tradução livre, “onde você coloca o limite?”), que representa exemplos de assédios reais vividos por profissionais da indústria. Criado pela Lucky Generals, o filme retrata um profissional que presencia uma situação de assédio vivenciada por uma colega durante uma festa, mas não se opõe ao comportamento.

No final, o filme encoraja os profissionais que presenciaram um caso de assédio sexual a contarem para alguém de confiança ou entrarem em contato com a National Advertising Benevolent Society, instituição dedicada a apoiar a saúde e o bem-estar dos profissionais da indústria de mídia. A campanha também inclui peças para impresso e digital.

Em comunicado, Helen Calcraft, sócia fundadora da Lucky Generals e membra do timeTo, afirmou que “o assédio sexual é um problema real na nossa indústria e as festas de fim de ano nos escritórios são um ambiente de alto risco para ocorrência de incidentes. Ninguém deveria sofrer assédio e nenhum caso testemunhado por outra pessoa deveria passar despercebido. É a hora de garantirmos que todos terão um momento seguro e divertido durante essa temporada festiva”.

Em junho, durante o festival de Cannes, a timeTo espalhou uma série de peças no aeroporto de Nice e nas locações do evento para denunciar os casos de assédio, que podem acontecer durante o festival. A organização também divulgou um filme, que representava uma jovem sendo pressionada a ir ao hotel com um colega de trabalho.

Na época, a Ascential, proprietária do Cannes Lions, apoiou a campanha da organização com sinalizações digitais no Palais, espaço onde acontece a premiação. A Lucky Generals disponibiliza outros vídeos desenvolvido para o timeTo na página dedicada à campanha.