TCU suspende publicidade do BB em site de fake news

Buscar

TCU suspende publicidade do BB em site de fake news

Buscar
Publicidade

Comunicação

TCU suspende publicidade do BB em site de fake news

Site denunciado pelo Sleeping Giants Brasil é alvo da medida do Tribunal de Contas da União


28 de maio de 2020 - 16h57

Crédito: Divulgação

O Tribunal de Contas de União (TCU) suspendeu, após pedido do Ministério Público, as campanhas do Banco do Brasil que estavam sendo veiculadas em sites acusados de propagar notícias falsas. O colegiado do órgão tomou a decisão nesta quarta-feira, 27.

A determinação não atinge empresas detentoras de concessões públicas e nem seus sites ou redes sociais. Também estão livres da suspensão os  jornais e revistas com mais de uma década de funcionamento.

Em seu pedido, o Ministério Público acusa o Banco do Brasil de transferir recursos para o financiamento de sites que se dedicam a produzir conteúdo divulgado amplamente como falso e, ainda, disseminar discurso de ódio. As peças em questão foram reproduzidas no site O Jornal da Cidade Online e expostas pelo perfil Sleeping Giants Brasil. Alertado pelo perfil, o banco retirou o site da lista de veículos que recebiam recursos.

Em seguida, o vereador Carlos Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, publicou um post no Twitter acusando a diretoria do banco de suspender a peça. Fábio Wajngarten, chefe da Secretaria de Comunicação (Secom), também reclamou da suspensão. Depois disso, o site havia voltado a figurar na lista de veículos que recebem recurso do banco. Com a intervenção do TCU, o BB deixa de anunciar no referido site.

*Crédito da imagem no topo: DKosig/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    Dança das Contas: Takis, Graal, PicPay e mais

    O Grupo Bimbo escolheu a agência FRI.TO para gerenciar as redes sociais da nova marca de snacks, rede Graal escolhe agência Cacau

  • Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança

    Publicis Brasil muda comando: Gabriela Borges assume liderança

    No posto de CEO desde 2019, Eduardo Lorenzi está de saída do grupo, que passou por diversas mudanças nos últimos meses