Instagram lança primeira campanha de grande escala no Brasil

Buscar

Instagram lança primeira campanha de grande escala no Brasil

Buscar
Publicidade

Comunicação

Instagram lança primeira campanha de grande escala no Brasil

Comunicação conta com a participação dos principais ativos da plataforma -- os creators e usuários


19 de outubro de 2021 - 16h00

“Você que faz” é o mote da primeira campanha maciça do Instagram no Brasil. Feita com a Africa e a produtora MyMamma Entertainment, a comunicação retrata o Instagram como parceiro do usuário na sua jornada de inspiração até a realização de uma ideia, ressaltando a criatividade brasileira. A campanha conta com três fases e irá envolver usuários na criação de conteúdo.

 

(Crédito: Divulgação/Instagram)

A comunicação é, por sua vez, inspirada no alinhamento estratégico de consistência global da plataforma. A intenção é comunicar como o Instagram ajuda na expansão de horizontes, como fonte de inspiração e, de certa forma, é uma plataforma por onde os usuários ditam a cultura emergente, seja em termos da moda, cultura social ou empreendedorismo.

À ela foi adicionada um “tempero local”, define Bernnardo Bonnard, gerente de consumer marketing do Instagram. “Diferente dos outros países, vemos no Brasil uma cultura empreendedora e de reciclagem, que é juntar duas coisas diferentes e construir uma nova. Entendemos esse insights e vemos o usuário como uma pessoa que quer ter o controle da sua vida, informação e identidade, e descobre que o Instagram é um parceiro. Ele ajuda a construir comunidades”, explica.

As peças trabalham com o que o executivo chama de “Ciclo de Identidade”, que seria a jornada desde que o usuário é exposto a um estímulo até a realização de algo com ele, o que pode tornar uma inspiração para outra pessoa, adicionado a infinita exposição a novos estímulos.

O filme principal da campanha, que vai ao ar na quarta-feira, 21, acompanha um jovem na trajetória de fazer um novo corte de cabelo. Ele se inspira por usuários na rede, busca #CorteNaRégua para ver referências, compartilha fotos dos amigos que se encontraram com a mesma estampa de roupa animal print nos Stories e o resultado dessa busca toda é um corte inspirado em todos os pontos de contato dele: um corte na régua, com a parte raspada colorida com o gradiente de cores do Instagram e com estampa de animal print. A trilha musical do vídeo também tem inspiração brasileira, com Tom Zé e notas de funk e trap.

Além desse filme, de título “Cabelo”, há mais cinco narrativas no formato vídeo com temas que são importantes para o brasileiros. Esses temas foram selecionados por pesquisa de data science. Os filmes serão exibidos no Instagram, em TV aberta e por assinatura. No Instagram, o ele ganha diferentes versões conforme os formatos da plataforma, apostando na interatividade. “Em casa de ferreiro, o espeto tem que ser de ferro”, brinca Bonnard.

Também na quinta-feira, 21, criadores de conteúdo da plataforma começam a repercutir a campanha em suas páginas pessoais no Instagram e peças de mídia out-of-home começam a tomar cidades de todo o País com peças estáticas e dinâmicas com imagens dos mesmos influenciadores da plataforma, que também participaram da criação da campanha para que ela tivesse a cara do Instagram.

Mas, antes disso, a campanha tem um warm up a partir do que os usuários chamam de challenge. O DJ Papatinho criou um beat para a campanha com os sons que mais o inspirou durante sua carreira e publicou nesta terça-feira, 19, no seu Instagram, convidando os usuários para o #VocêQueFazChallenge, em que eles podem criar coreografias ou novas músicas a partir do beat. Demais criadores foram convidados a engajar na trend, que acontece no Reels. A ginasta Rebeca Andrade criou uma coreografia e o cantor de rap L7nnon postou uma rima sobre o desafio. O Instagram ainda criou um filtro inspirado na lâmpada Sunset, que tem as mesmas cores da plataforma, para usuários e criadores usarem nos Stories.

A comunicação acontece até 19 de dezembro. Neste primeiro momento, a plataforma quer fazer barulho e depois irá iniciar uma fase de sustentação com maior participação dos criadores. Em uma etapa mais adiante, as peças de mídia OOH irão exibir o conteúdo que usuários criaram quando engajaram com a campanha. Um bot criado pelo Instagram irá identificar os conteúdos, entrar em contato com o usuário e ver se ele concorda em ter sua produção exibida nas peças pelo País. Essa parceria com os criadores e usuários visam acolher todos os participantes da plataforma. “É uma campanha construída há 12 mãos”, diz o executivo.

Essa não é a primeira campanha do Instagram no Brasil, pois a plataforma já realizou comunicações sobre as ferramentas da rede social, também criada com a Africa. Mas essa é a primeira campanha que abraça diferentes mídias e por todo o Brasil, além de trabalhar com o contexto local.

“É o primeiro posicionamento que estamos fazendo, mas há uma evolução para se manter relevante. Desde que entrei na empresa, em 2019, o Instagram segue inovando, trazendo emoção para o consumidor e um link com a cultura”, aponta. “Como o principal desafio é fazer as pessoas entenderem o Instagram como espaço para inspirar e reagir, a partir dessa captação vamos entender o que eles esperam de mais”, adianta.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Instagram

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Will Bank cria sua “Times Square” em Nova Iorque brasileira

    Fintech celebra o trabalho dos empreendedores brasileiros e promove ação especial em cidade do interior do Maranhão

  • Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    Vivo lança movimento de combate ao assédio nos games

    #NãoMexeComAsPrincesas é uma continuidade da causa em que visa promover a equidade de gênero nos jogos