As agências que mais filmaram com diretoras mulheres

Buscar

As agências que mais filmaram com diretoras mulheres

Buscar
Publicidade

Comunicação

As agências que mais filmaram com diretoras mulheres

Pesquisa anual do Free the Work aponta Publicis e Africa como as empresas que mais contrataram diretoras de cena em 2021


6 de abril de 2022 - 8h14

Criada com a proposta de impulsionar a diversidade e a representatividade nos ambientes de produção, a plataforma Free the Work realiza, anualmente, uma pesquisa para monitorar os avanços das iniciativas de inclusão no ambiente do audiovisual e da publicidade.

 

(Crédito: Atock-Asso/Shutterstock)

Em 2017, quando a iniciativa deu seus primeiros passos no Brasil, um grupo de agências de publicidade assinou um compromisso de incluir diretoras de cena mulheres ao menos nos orçamentos das filmagens das campanhas publicitárias.

Agora, o Free the Work ouviu 41 diretoras de publicidade e marketing que fazem parte da plataforma para avaliar a evolução das propostas de inclusão. Nesse grupo de diretoras entrevistadas, 46% afirmaram que a pandemia impactou negativamente seu trabalho. O percentual indica uma melhoria em relação ao estudo referente a 2020, quando 70% das diretoras afirmaram que o período de Covid-19 teve consequências negativas em seu trabalho.

Segundo o estudo do Free the Work, 51% das diretoras acreditas que o volume de solicitações de orçamentos aumentou. Esse ranking das agências que mais fizeram orçamentos com diretoras mulheres é liderado pela BETC Havas, seguida da Mutato, FCB, Publicis e Africa.

Já em relação à contratação efetiva de diretoras de cena mulheres, a agência líder do ranking do Free the Work em 2021 foi a Publicis, mesma agência que liderou os rankings da plataforma nos dois anos anteriores.

Na sequência das agências que, efetivamente, mais contrataram diretoras de cena mulheres para os trabalhos de publicidade foram a Africa, a Havas BETC e Sunset.

Na sequência, também aparecem a Mutato, FCB, Fbiz, Dentsu, AKQA e R/GA.

Temáticas de produção
A pesquisa anual do Free the Work também avalia os segmentos de produção que mais contrataram diretoras de cenas mulheres. Em primeiro lugar aparecem os filmes documentais/testemunhais, seguidos de produções relacionadas a lifestyle.

Em terceiro lugar ficaram os filmes do segmento fashions. As produções relacionadas às pautas afirmativas, que abordam diretamente os temas de diversidade e representatividade, corresponderam a 27% do volume total dos filmes produzidos. Em 2020, esse tipo de produção representava 35% do total.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Centrum usa painéis de OOH para mapear árvores frutíferas em São Paulo

    Ação foi desenvolvida em parceria com a WMcCann e JCDecaux e destaca a importância das vitaminas encontradas nas frutas

  • Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Campanhas da Semana: Ronaldinho Gaúcho e Vini Jr inspiram ações

    Bruxo estrela campanha do Prime Video, enquanto craque do Real Madrid recria entrevista icônica para Pepsi