Recuperação do consumo na Venezuela será lenta

Buscar

Recuperação do consumo na Venezuela será lenta

Buscar
Publicidade

Marketing

Recuperação do consumo na Venezuela será lenta

Estudo da Kantar mostra redução de 55% nas compras das famílias venezuelanas


20 de janeiro de 2017 - 7h09

 

venezuela

País vive instabilidade econômica e política

Um estudo recente divulgado pela Kantar Worldpanel mostrou uma redução de 55% no consumo das famílias venezuelanas em 2016. De acordo com a pesquisa, a queda ocorre há sete anos seguidos: começou em 2009, com declínio de 3%, e atingiu seu ponto mais crítico de 2013 a 2015, quando alcançou os 23%.

De acordo com Vinicius da Silva, CEO da Kantar Worldpanel Venezuela, a escassez de produtos combinada com a alta da inflação resultou em menos compras. Foram ouvidas 2.300 donas de casa das regiões de Caracas, Valencia, Maracaibo e Puerto La Cruz. Ainda de acordo com o levantamento, os venezuelanos antes compravam em média 280 vezes por ano e agora vão aos pontos de venda 100 vezes menos.

A falta de produtos também é uma constante e é por causa dela que as filas se formam nos supermercados. “Aparece um novo jogador, o canal informal, que garante a entrega do produto a preços superiores. Também vemos trocas entre amigos ou venda em casas de famílias e vizinhos”, diz Vinicius da Silva.

Segundo Marcos Vinicius de Freitas, coordenador do curso de Relações Internacionais da FAAP, a situação de consumo na Venezuela está diretamente relacionada à deterioração da economia, que vem enfrentando dois problemas cruciais: a instabilidade resultante de um sistema político eleitoral quase ditatorial e uma diminuição acentuada no preço do petróleo. “As multinacionais, com o intuito de manter margens e, quando possível, ainda preservar o mercado, tendem a reduzir drasticamente os investimentos, o que leva a um sucateamento da produção e, em muitos, à desconstinuação de linhas de produtos. Tudo isto, sem dúvida, leva ao despararecimento de produtos das prateleiras. ”

Ainda de acordo com Freitas, a recuperação, após um período de instabilidade, tende a ser lenta. “A desestruturação de todo o sistema tomará um tempo grande para ser recuperado e o país terá, inicialmente, de importar muitos dos produtos que poderiam ser feitos localmente”, afirma.

Publicidade

Compartilhe

Veja também