Os planos da NR Sports com a repatriação da marca Pelé
Empresa operada pelo pai do jogador Neymar irá gerir a marca e lançou filme para celebrar o negócio

NR Sports passa a controlar ativos da marca Pelé (Crédito: Reprodução)
Na noite dessa terça-feira, 25, a NR Sports, empresa liderada por Neymar da Silva Santos, pai do jogador Neymar, oficializou a aquisição da marca Pelé. Durante um evento que aconteceu no Museu Pelé, em Santos, o CEO da empresa contou como foi o processo de repatriação da marca.
A partir de agora, a NR Sports poderá explorar ativos como o direito à exploração comercial do nome Pelé, assinatura, desenhos, personagens, caricaturas, imagem e som de voz, fotos e vídeos, todos os perfis das redes sociais, como, @pele no Instagram, todos os contratos ativos e propostas em curso, além do direito de licenciar a terceiros todos esses ativos.
Até então, a marca era administrada pela empresa Sport 10, dos Estados Unidos, e ,desde a morte do ex-atleta, em 2022, não houve projetos e trabalhos usando o título. Isso abriu margem para negociações com outras empresas.
O processo foi conduzido pelo pai de Neymar Junior, que herdou a camisa 10 do Rei no Santos, junto ao advogado das empresas e da família Neymar, Gustavo Ribeiro Xisto, e pelo escritório FFT Advogados, representado por Felipe de Assis Torres.
Campanha de apresentação
Para celebrar esse momento, a NR Sports estreou um filme que simboliza o encontro entre as duas eras do futebol, representada por Pelé e Neymar. A comunicação foi dirigida de Léo Campos e Leila Savary, e traz projeções de imagens históricas e do legado do Rei.
O texto foi narrado por Neymar, que afirmou, em comunicado à imprensa, que repatriar a marca Pelé é muito importante.
De acordo com Gustavo Xisto, advogado da NR Sport
s, Pelé é um patrimônio histórico e cultural imaterial pertencente ao Brasil e deve ter transmitido para todas as gerações. “Neymar Jr. herdou a camisa 10 do Rei Pelé e foi chamado de Príncipe. A oportunidade surgiu do alinhamento desses dois ativos, da sinergia entre as duas Marcas, com a possibilidade de rejuvenescimento da Marca Pelé, originária da TV preto e branco, por meio da contemporaneidade da Marca Neymar Jr. ,originária das mídias sociais”, afirmou.
Pelé: uma marca valiosa
Segundo uma publicação feita pelo UOL na semana passada, a NR Sports, teria comprado os direitos de uso da marca Pelé pelo valor de US$ 18 milhões, o que chegaria a um valor próximo de R$ 95 milhões.
A empresa pretende, ainda, negociar um contrato de licenciamento com o Santos FC, que já está sendo discutido entre as partes. “Na aquisição da marca o Santos FC não participou, mas não existe Pelé sem Santos, não existe Santos sem Pelé. Já estamos com o assunto na mesa e sendo discutido pelos departamentos comerciais e de marketing”, afirmou Xisto
