Marketing
Os cem maiores anunciantes do mundo
Crescimento das empresas de internet e força das marcas chinesas chamam atenção no ranking do AdAge com base em 2016, liderado por P&G, Samsung e Nestlé
Crescimento das empresas de internet e força das marcas chinesas chamam atenção no ranking do AdAge com base em 2016, liderado por P&G, Samsung e Nestlé
Meio & Mensagem
6 de dezembro de 2017 - 8h16
Os cem maiores anunciantes do mundo ampliaram o investimento em mídia em 2016. No ano passado, essas companhias investiram US$ 267 bilhões, quantia 3,4% maior do que no ano anterior.
P&G, Samsung, Nestlé e Unilever lideram o ranking das empresas que mais investiram em publicidade no mundo no ano passado, segundo o AdAge. Mas o maior crescimento pode ser observado quando se olha para o mercado chinês, região que ostenta quatro dos maiores anunciantes do planeta.
Os investimentos em publicidade e promoções do Alibaba, maior varejista online da China, cresceram 50% no ano, alcançando o montante de US$ 1,3 bilhão – a maior alta entre todos os anunciantes do mundo. A empresa de internet Tencent ampliou seus investimentos em 48%, alcançando o valor de US$ 1,4 bilhão, o que a deixa na segunda colocação em termos de crescimento. A chinesa Saic Motor, a maior companhia automobilística do país, aumentou seu investimento publicitário em apenas 4%, alcançando US$ 1,6 bilhão. O grupo Yili, maior companhia de lácteos da China, fez um corte de gastos, mas, ainda assim, ampliou seus investimentos publicitários em 20%.
A maior parte dos investimentos publicitários das quatro grandes companhias foi feita na China, o segundo maior mercado publicitário global do mundo. O investimento em publicidade no país aumentou 8,7% em 2016 e deve crescer 7,4% neste ano, alcançando US$ 80,5 bilhões, de acordo com novo estudo da Zenith, do Publicis Groupe.
A Amazon já ocupa o 11º lugar no ranking global dos anunciantes, com investimento de US$ 5 bilhões – à frente de marcas como Ford, Coca-Cola e McDonald’s.O top 10 do ranking inclui mais companhias de internet – como Tencent, Alibaba e Rakuten – do que no ano passado. Essas dez maiores empresas da lista ampliaram seus investimentos publicitários em 25,8%. Já as outras 90 marcas listadas diminuíram seus investimentos em uma média de 1,7%.
Elaborado pelo Advertising Age, o ranking dos cem maiores anunciantes do mundo leva em consideração os dados obtidos pela publicação e estimativas baseadas em informações fornecidas pelas empresas.
Veja a lista dos 20 maiores anunciantes do mundo – o ranking completo está disponível aqui:
1- P&G (Estados Unidos)
2- Samsung (Coreia do Sul)
3- Nestlé (Suíça)
4- Unilever (Holanda)
5- L’Oréal (França)
6- Volkswagen (Alemanha)
7- Concast (Estados Unidos)
8- ABInbev (Bélgica)
9- General Motors (Estados Unidos)
10- Daimler (Alemanha)
11- Amazon (Estados Unidos)
12- LVMH (França)
13- Ford (Estados Unidos)
14- Toyota (Japão)
15- Coca-Cola (Estados Unidos)
16- Fiat Chrysler (Reino Unido)
17- Alphabet – Google (Estados Unidos)
18- Priceline (Estados Unidos)
19 – AT&T (Estados Unidos)
20 – American Express (Estados Unidos)
Compartilhe
Veja também
Série explora marcas que transformaram indústrias
Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia
Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo
Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas