A jornada do eleitor e o desafio da relevância

Buscar

A jornada do eleitor e o desafio da relevância

Buscar
Publicidade

Marketing

A jornada do eleitor e o desafio da relevância

Votorantim e Sunset transformam cruzada pelo voto consciente em operação de guerra, Burger King aproveita o buzz do Whooper Branco e Ben&Jerry´s muda nome de seu produto tendo as eleições como inspiração


5 de outubro de 2018 - 10h45

O terreno político é hostil e, em muitos casos, evitados por marcas e empresas. Neste ano especificamente, esse ambiente tornou-se ainda mais delicado pelo nível de polarização e proliferação de fake news. Mas há exceções. No último domingo, o Burger King decidiu entrar nas conversas com o Whooper Branco, durante o debate presidencial da Record, e esclarecer ao eleitor sobre a importância de não inutilizar o voto. A estratégia continuou nesta quinta-feira, 4, durante o debate da TV Globo.

Outra empresa, ainda que indiretamente, tentava entrar nas conversas e chamar a atenção para o mesmo assunto nestes dois debates e nos anteriores para a presidência. A Votorantim, por meio do aplicativo Guia Voto, utilizou-se de uma operação de guerra, montada pela Sunset Comunicação, para promover o app que se propõe a agregar informações sobre candidatos para contribuir na toma de decisão sobre o voto. Desde junho, quando foi lançado, o Guia Voto já chegou a 150.687 mil downloads e o objetivo da Votorantim é promover um processo de educação que motive o voto consciente.

“Cada vez mais, as marcas precisam se posicionar. Não se posicionar sobre algo já é um posicionamento e, neste caso especificamente, esse posicionamento é por meio de uma ferramenta que contribui para o voto consciente”, afirma Inaiara Florêncio, diretora de social media da Sunset Comunicação. Diferentemente de marcas já consolidadas, fazer a construção da marca de um aplicativo desconhecido e ainda sobre um tema tão delicado é uma operação que demanda uma análise estratégica e muito cuidado sobre o que é dito e o que tem conexão com a entrega.

De acordo com Ariel Grunkraut, diretor de vendas e marketing do Burger King Brasil, marcas também possuem responsabilidades quanto a tema sensíveis para o Brasil. “Considerando nossa responsabilidade como marca, de gerar conversas, identificamos que era importante falar sobre esse assunto. Era importante se posicionar e explicar para as pessoas o que acontece quando se vota nulo e branco”, afirma.

No desdobramento do Whooper Branco, a marca acabou contando com vários influenciadores que repercutiram a ação. Até mesmo candidatos como Henrique Meirelles e o Partido Novo repostaram o vídeo. Já para o Guia Voto, o mais importante na relação com os influenciadores é a capacidade citação e interação orgânica e espontânea. “A estratégia de contratá-los, apesar de possível, era arriscada, logo, a decisão de conversar com esses influenciadores de forma orgânica foi um dos grandes desafios”, afirma Cleber Paradela, VP de planejamento da Sunset Comunicação.

Nesta quinta-feira, 4, a Ben&Jerry´s também entrou na conversa inspirada pelas eleições e criou uma campanha em que, se o eleitor apresentar seu título eleitoral em qualquer loja, terá 10% de desconto. A marca, já conhecida por seu posicionamento político e social, também criou a plataforma Me Representa, para contribuir para que eleitores encontre candidatos que estejam alinhados com pautas relacionadas a direitos humanos. Por fim, a marca transformou o Cone Sweet Cone em Vote Sweet Vote.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas