Novos comportamentos transformam bancos em mobile first

Buscar

Novos comportamentos transformam bancos em mobile first

Buscar
Publicidade

Marketing

Novos comportamentos transformam bancos em mobile first

Estudo mostra que transações em apps ultrapassaram navegadores como canal preferido de brasileiros


9 de maio de 2019 - 6h00

 

O Itaú está entre os bancos que investiram nos últimos anos no fortalecimento de seu mobile banking (Crédito: Reprodução)

Os aplicativos de bancos tornaram-se o canal preferido de muitos brasileiros para pagamento de contas, transformando, pela primeira vez, as instituições financeiras brasileiras em mobile first. A constatação é da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2019, realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e a consultoria Deloitte. O estudo tem como base o ano de 2018 e foi desenvolvido com 20 bancos que representam 91% dos ativos da indústria bancária brasileira.

Em 2018, o número de transações bancárias feitas em smartphones teve alta de 24% em relação ao ano anterior. Como canais preferidos para pagamento de contas, os aplicativos concentram 40% das transações, enquanto o navegador de internet responde por 20%. “O estudo mostra que os bancos têm explorado novas tecnologias constantemente com o objetivo de oferecer uma melhor experiência”, diz Sérgio Biagini, sócio-líder da Deloitte para Serviços Financeiros no Brasil.

Em 2018, foram feitos 2,5 bilhões de pagamentos pelo mobile banking, superando o internet banking pela primeira vez. Ainda de acordo com o estudo, os investimentos dos bancos em tecnologia somaram R$ 19,6 bilhões em 2018. As novas tecnologias que despertam maior interesse das empresas foram big data, com 80% dos investimentos, blockchain, 67%, e inteligência artificial 73%. “Os brasileiros se destacam como usuários ávidos dos smartphones também para os serviços bancários. Isso se dá pela facilidade e a usabilidade que o canal proporciona. Na realidade, os consumidores irão cada vez mais adotar o canal mobile como meio principal de interação com seus bancos”, destaca Biagini.

Léo Xavier, CEO da Pontomobi, afirma que o resultado apontado na pesquisa era inevitável, tendo em vista que os bancos são pródigos na adoção de mobile no mercado nacional. No estudo Mobility Index, conduzido pelo Meio & Mensagem, das cinco marcas mais maduras em mobilidade do Brasil, três são instituições bancárias: Itaú em 1° lugar, Bradesco em 3° e Santander em 4° lugar. “Isso demonstra que é este o segmento em que há mais tempo e mais investe em ter o mobile no centro de sua estratégia de negócios. Indústrias que se caracterizam por alta volumetria de clientes, invariavelmente, percebem no digital um caminho inteligente para redefinir essa relação.”

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas