Marketing
BK e McDonald’s lideram reclamações na Black Friday 2019
Guerra de marketing - e de preços - entre as duas empresas de fast food não bastou para satisfazer os consumidores na data, de acordo com balanço do Reclame Aqui
BK e McDonald’s lideram reclamações na Black Friday 2019
BuscarBK e McDonald’s lideram reclamações na Black Friday 2019
BuscarGuerra de marketing - e de preços - entre as duas empresas de fast food não bastou para satisfazer os consumidores na data, de acordo com balanço do Reclame Aqui
Bárbara Sacchitiello
2 de dezembro de 2019 - 6h00
Por mais que os departamentos de marketing de McDonald’s e Burger King tenham se esforçado para chamar a atenção dos consumidor e atrair clientes para seus restaurantes na Black Friday deste ano, as duas empresas não conseguiram sair ilesas das reclamações e lideraram o ranking das marcas que mais receberam registros negativos no portal Reclame Aqui, que fez um monitoramento desde as 11h de quarta-feira, 27 — quando a maior parte das empresas já estavam apresentando suas ofertas Black Friday — até as 23h59, quando, oficialmente, a sexta-feira de descontos chegou ao fim.
É a primeira vez que redes de fast food lideram o ranking das reclamações da Black Friday no Brasil, de acordo com o Reclame Aqui. Neste ano, Burger King e McDonald’s travaram uma disputa agressiva pela preferência dos consumidores na data e, pelas redes sociais, revezavam na disputa por quem oferecia mais sanduíches por um preço mais convidativo. Relembre:
https://twitter.com/BurgerKingBR/status/1200164920593199109
O que prejudicou as duas empresas e gerou o grande número de reclamação por parte dos clientes foi o sistema utilizado pelas redes de fast food para conceder as ofertas. As duas marcas ofereceram generosos descontos para quem efetuasse as compras pelo aplicativo Mercado Pago. Falhas no sistema e dificuldades de acesso, no entanto, foram registradas pelos consumidores nas redes sociais ao longo de toda a Black Friday. O excesso de reclamações levou o Burger King, inclusive, a alterar seu sistema de vendas, passando a oferecer os descontos aos consumidores que utilizassem qualquer forma de pagamento. A empresa chegou a se desculpar em seu perfil oficial no Twitter:
https://twitter.com/BurgerKingBR/status/1200531857961627649
De acordo com análise do CEO do Reclame Aqui, Edu Naves, as duas empresas foram prejudicadas pela tecnologia. “Quiseram oferecer a seus consumidores a experiência de compra pelos seus aplicativos e meios próprios de pagamento, que não suportaram a demanda”, disse, no relatório da companhia.
Mais reclamações, mais insatisfação
O Reclame Aqui também mapeou as demais empresas que desagradaram o público na data. Em comparação com a Black Friday de 2018, as marcas parecem ter deixado mais a desejar neste ano: o número de reclamações registradas no site cresceu 57,6% na comparação com o ano passado. De quarta-feira até o final de sexta-feira, o Reclame Aqui recebeu 8.830 reclamações.
Descontos abaixo do esperado, problemas técnicos ao carregar as páginas e na hora de concluir a compra e fila de espera nas lojas virtuais foram as maiores queixas dos consumidores ao site. Veja, abaixo, as marcas que mais foram alvo de insatisfação dos consumidores na Black Friday 2019:
Compartilhe
Veja também
Track&Field abre primeira loja no continente europeu
Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta