76% dos internautas são impactados por influenciadores

Buscar

76% dos internautas são impactados por influenciadores

Buscar
Publicidade

Marketing

76% dos internautas são impactados por influenciadores

Dado é de estudo da QualiBest em parceria com a Spark; Whinderson Nunes lidera mais uma vez ranking dos que mais influenciam


5 de dezembro de 2019 - 6h00

Campanha da Oi com Whinderson Nunes (Crédito: Divulgação)

Entre os internautas brasileiros, 76% já consumiram produtos ou serviços após a indicação de influenciadores digitais. A informação é de um estudo realizado pelo Instituto QualiBest, em parceria com a Spark, empresa referência em marketing de influência. O estudo analisou os principais influenciadores digitais do país, além de preferências e padrões de comportamento dos usuários e o uso dos canais de mídias sociais.

Entre os itens mais comprados a partir da indicação de um influenciador digital estão os produtos de beleza (52%). Logo depois, empatados com 42% das respostas vem livros, moda e acessórios. Por sua vez, 30% disseram adquirir alimentos e bebidas – alcoólicas ou não –  sob influência de personalidades das redes, enquanto para celulares e smartphones  este numero foi de 29% e produtos de cuidado com a casa 23%.

“Os seguidores estão atentos aos ‘#publiposts’, mas o que vimos é que os posts patrocinados não prejudicam a confiança no influenciador ou na marca, desde que a comunicação preserve o sentimento de autenticidade e liberdade do influenciador, ele tem que ser autêntico”, citou Daniela C. Daud Malouf, diretora-geral do Instituto QualiBest, em um comunicado.

O levantamento apontou ainda que o Instagram e o YouTube, ambas com 81%, são as redes mais usadas para seguir influenciadores. Em relação ao Instagram, 41% dos internautas assistem aos stories com o áudio desligado e admitem que só ativam o volume se o conteúdo for relevante. Outro dado questionado foi a mudança no aplicativo que retirou o número de likes das postagens: 42% dos entrevistados disseram que esta alteração não mudou a forma como eles usam o aplicativo.

No total, 1.100 internautas participaram do estudo que ouviu pessoas com 15 anos ou mais, de todas as classes sociais e regiões do Brasil. Nele, o Instituto QualiBest e a Spark também fizeram um levantamento de quais são os influenciadores digitais que mais influenciam as decisões dos internautas brasileiros. Whinderson Nunes liderou mais uma vez a lista mas é importante observar que 81% das respostas tiveram menos de 2% de citação, o que mostra um cenário muito pulverizado e heterogêneo, classifica Daniela.

Confira abaixo o ranking:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas