Brasil foi destaque em resultado global da Unilever

Buscar

Brasil foi destaque em resultado global da Unilever

Buscar
Publicidade

Marketing

Brasil foi destaque em resultado global da Unilever

Inovações em Omo e Rexona puxaram crescimento da marca no País e, consequentemente, na América Latina em 2019


11 de fevereiro de 2020 - 15h40

O CEO da Unilever, Alan Jope, destacou resultado em países emergentes (Photo by Riccardo Savi/Getty Images for Concordia Summit)

Recentemente, a Unilever anunciou os resultados globais de negócio relativos ao ano passado. O lucro líquido da empresa foi de 6 bilhões de euros (queda de 38,4% em relação a 2018). Já a receita cresceu 2% sobre o ano anterior, chegando a 52 bilhões de euros. As vendas subjacentes aumentaram 2,9% – alta de 1,2% em volume e 1,6% em valor.

A respeito do revés no aspecto lucro líquido, o CEO da companhia, Alan Jope, destacou o crescimento de vendas e o equilíbrio entre volume e precificação, assim como o forte crescimento em mercados emergentes e na divisão de cuidados para casa. O crescimento geral ficou um pouco abaixo do previsto para o ano, por conta de uma desaceleração no quarto trimestre.

Os mercados emergentes cresceram 5,3%, puxados pela Ásia/AMET (Africa, Oriente Médio e Turquia)/ RUB (Rússia, Ucrânia e Bielorússia), a despeito de uma redução no fim do ano na Africa Ocidental, Sudeste Asiático e Oriente Médio. Já a América Latina voltou a representar crescimento para a empresa – isoladamente, a região cresceu 5,1%.

Tal crescimento, segundo a Unilever, deve-se inteiramente à precificação, com aumento do crescimento em volume no Brasil que, segundo a empresa, cresceu bem num ambiente difícil, mas em recuperação.

O crescimento no País foi apontado como resultado de inovações como o sabão concentrado Omo Lavagem Perfeita, em cuidados para casa, e Rexona Clinical Protection, na categoria desodorantes.

Na vizinha Argentina, ainda que o país continue encarando um ambiente de hiperinflação a queda em volume tem diminuído. Já o México cresceu em todas as divisões com boa performance em alimentação & bebidas.

Ainda na região “Américas”, a América do Norte teve crescimento moderado com queda em volumes, mas crescimento em valor. O bom desempenho em desodorantes como Dove foi obscurecido pelas pressões competitivas em hair care, com quedas nas marcas Suave e Tresemmé. Já a marca Seventh Generation teve bons resultados em cuidados para casa, enquanto as vendas de molhos e condimentos ficaram estáveis.

Na divulgação dos resultados, o CEO da Unilever também anunciou que fará uma revisão no negócio de chás da empresa, que tem as marcas Lipton, PG Tips, Bushells e T2.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Na maioridade, Galinha Pintadinha evolui conteúdos e tendências

    Na maioridade, Galinha Pintadinha evolui conteúdos e tendências

    Com produção de novo filme, marca explora oportunidades oferecidas pelos streamings e redes sociais para acompanhar novas gerações

  • Track&Field abre primeira loja no continente europeu

    Track&Field abre primeira loja no continente europeu

    Experience store foi aberta em Portugal sob o sistema de franquia e vem procurando cativas os clientes por meio de atividades esportivas