Especialistas dão dicas para adaptação ao home office

Buscar

Especialistas dão dicas para adaptação ao home office

Buscar
Publicidade

Marketing

Especialistas dão dicas para adaptação ao home office

Lilian Cidreira (ESPM Rio), Jacqueline Resch (Resch RH) e a coach Lucia Cipriano analisam os obstáculos da mudança repentina da rotina e os caminhos para auxiliar na nova realidade


8 de abril de 2020 - 6h00

Dicas podem ajudar a melhorar a produtividade no home office (Crédito: Reprodução)

Uma sociedade que repentinamente teve que ingressar no trabalho em home office. A realidade que a pandemia do coronavírus impôs para a maior parte das pessoas traz obstáculos que levam muitos profissionais a encontrarem dificuldades no atual cenário. Mas o que fazer para aliviar os problemas que aparecem? Especialistas em psicologia e recursos humanos ouvidos pela reportagem do Meio & Mensagem apontam que é fundamental entender que o momento traz percalços para todos mas que para que esta nova forma de trabalhar seja vivida da melhor forma possível é preciso seguir algumas regras e “combinados”, feitos inclusive com todos os membros da família, além de criar uma rotina.

Jacqueline Resch, da Resch RH (Crédito: Divulgação)

“A adoção do home office não foi desejada ou planejada e este modelo vem junto com o home life. Se antes aquele tempo era dedicado exclusivamente ao trabalho, agora é dividido com atenção às crianças, idosos e tarefas domésticas. Para muitos a jornada só aumentou, e muito”, analisa Jacqueline Resch, consultora e sócia-diretora da Resch Rh.

Lucia Cipriano, coach e consultora organizacional, concorda e acrescenta que esta não é uma mudança fácil. “Os trabalhadores em home office têm reclamado de dificuldades de concentração, ansiedade, dores no corpo e enxaqueca com frequência”, revela. Para ela, os profissionais com filhos pequenos ou idosos em casa estão particularmente desfavorecidos já que deles passou a ser exigido, de um dia para o outro, uma tripla jornada, onde se veem responsáveis por atividades profissionais, domésticas e familiares, sem poder recorrer à ajuda externa de escolas, empregados domésticos ou familiares, por exemplo. “Porém, é uma mudança possível, que requer planejamento e entendimento de que nossa vida mudou, mesmo que temporariamente”, diz.

Lilian Cidreira, da ESPM Rio (Crédito: Divulgação)

Para Lilian Cidreira, professora de Liderança e Inteligência Emocional da ESPM Rio, algumas dicas ajudam a melhorar esta situação, como gerar acordos dentro de casa e fazer um planejamento com a organização de uma agenda de trabalho. “Sugiro isso como dica de produtividade. Quando trazemos o escritório para o home office temos muitas vezes profissionais que tornam-se os produtivos, que não entendem a hora que começa e acaba o trabalho e, como não se deslocam, viram workaholics, ou aqueles que, como estão em casa, se distraem facilmente. É difícil achar o equilíbrio”, observa. A lista de tarefas, explica Lilian, ajuda a organizar a semana, elencar os dias em que a casa será priorizada ou o trabalho. “A organização da tarefa semanal  facilita com que a sua cabeça visualize o que precisa ser feito e estimula a produtividade”, avisa.

Criar um horário de início e fim do trabalho é fundamental, assim como ter pausas ao longo do dia, como acontece em uma empresa, onde se levanta para tomar um café, exemplifica a consultora. “Há técnicas como trabalhar uma hora e parar por 15 minutos e levantar, fazer algo que distraia o cérebro. Isso ajuda a evitar a sensação de que não se está conseguindo respirar”, fala. Por fim, ela reforça que é fundamental escolher um local na casa para ser o “escritório” temporário. “Nem todo mundo tem condição de criar um escritório em casa, mas precisa definir um espaço, nem que seja um canto da mesa da sala. É o local do trabalho e, ao sair dali, o resto é o local de descompressão. As empresas têm os locais de produção e algumas têm até a sala de descanso. São questões ligadas à neurociência, o cérebro reage bem se for criada uma rotina, quem não se adapta pode não estar conseguindo isso. Como não tem rotina, eleva o nível de estresse, fica menos produtivo, e isso vira um redemoinho”, alerta.

Lucia Cipriano, coach e consultora de desenvolvimento organizacional (Crédito: Divulgação)

Já Lucia lembra, ainda, que é importante manter uma rotina de sono, higiene pessoal e alimentação. “Incluir atividades de lazer na agenda, tanto individuais, quanto com os familiares. Reservar um momento do dia para atividades físicas e espirituais, para manter o estresse em níveis controlados. Assistir a um programa de TV com toda a família, jogar um jogo de tabuleiro ou vídeo game e até um pingue-pongue na mesa da sala, podem ser ótimos aliados da quarentena”, pontua. Para quem mora sozinho, ela diz que seria bom tirar da gaveta aquele plano de aprender a cozinhar ou estudar uma língua estrangeira, para desenvolver novas competências de vida e sentir-se aproveitando de forma especial a quarentena e o home office. “É preciso aceitar que estamos vivendo um momento único e que precisaremos sobreviver, com toda a fragilidade que essa realidade da quarentena nos impõe”, recomenda.

Se nada disso ajudar, Jacqueline lembra que vale buscar alternativas. “Um exercício interessante é refletir sobre experiências difíceis no passado para resgatar recursos e competências utilizados na época, para dar a volta por cima. Estes recursos são patrimônio pessoal e podem ser acessados também agora para ajudar na aceitação e gestão da situação atual”, diz. Mas, se os impactos emocionais estiverem realmente se destacando, ela recomenda a procura de ajuda. “Muitos psicólogos têm disponibilizado apoio pontual via internet para pessoas que precisam de escuta especializada neste momento. Um deles é o Time de Apoio Psicológico Humanidades 2020”, informa.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Mercado Livre Arena Pacaembu cancela abertura e show de Roberto Carlos

    Apresentação do cantor marcaria a abertura do espaço de eventos do Mercado Pago Hall; Mercado Livre adquiriu naming rights do local em janeiro

  • Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Surf: Dream Tour define patrocinadores para 2024

    Prio, Gerdau e Estácio promovem as quatro etapas do principal campeonato de Surf do Brasil