CMOs: reputação criativa compensa deficiência técnica

Buscar

CMOs: reputação criativa compensa deficiência técnica

Buscar
Publicidade

Marketing

CMOs: reputação criativa compensa deficiência técnica

Capacidade de criação é uma das características mais relevantes na opinião de 90 executivos de marketing, entrevistados em uma pesquisa inédita feita por M&M


14 de abril de 2020 - 6h01

(Crédito: Alisa Rut, Irina Griskova, iStock e Arte MM)

Por Alexandre Zaghi Lemos e Fernando Murad

A reputação criativa é uma das características mais relevantes de uma agência de publicidade na opinião dos executivos de marketing brasileiros. Só perde em importância para o planejamento estratégico, de acordo com pesquisa feita por Meio & Mensagem, em março, com 90 profissionais atuantes em empresas anunciantes no Brasil. A reportagem com todos os dados da pesquisa pode ser acessada, de forma gratuita até o final deste mês, na seção Acervo do portal Meio & Mensagem.

A pesquisa é o primeiro capítulo de uma série de três da série especial CMOs e Criatividade. Nas duas próximas edições do jornal Meio & Mensagem serão publicadas matérias sobre como evoluções da indústria da comunicação estão impactando a rotina dos executivos de marketing: como os dados e as martechs são alavancadores de ideias criativas, e como a disrupção tecnológica está exigindo novas habilidades técnicas dos CMOs, em sua jornada de integrar a estratégias de comunicação com os resultados de negócio das empresas.

O resultado da pesquisa CMOs e Criatividade mostra o conhecimento do negócio do cliente pelas agências é uma característica importante, segundo Eduardo Tomiya, managing director Latam da Kantar. “A criatividade isolada não é diferencial, mas associada a um pacote, a um item relevante para o planejamento estratégico e sua implementação, faz enorme diferença para a escolha da agência”, afirma.

Os líderes de marketing valorizam mais a reputação criativa das agências do que outros atributos, como planejamento de mídia, atendimento, capacidade de negociação de compra de mídia e metodologias e ferramentas internas. A capilaridade global é a característica menos estimada pelos entrevistados entre as postas em análise pela pesquisa – numa escala de um a cinco, ficou com média de 1,4.

A importância da reputação criativa perante o chief marketing officer (CMO) também é comprovada em outra questão do levantamento: 53% dos entrevistados disseram que essa característica os faria optar por uma agência em detrimento de outra tecnicamente melhor num momento de seleção de parceiras de publicidade – “em geral, a capacidade criativa tende a compensar uma deficiência técnica”, comentou um entrevistado.

“Foi-se a época em que o que importava era ser supercriativo, mesmo que não vendesse nada. E os prêmios orbitavam em torno disso. Isso morreu. O resultado é chave. O digital trouxe esse imperativo. A criatividade continua demandada. Mas tem que vir provada. Separa um pouco aquela brincadeira de que publicidade é arte e traz à baila que publicidade também é ciência, dados”, analisa Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Crédito da imagem do alto: Metamorworks/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas

  • Série explora marcas que transformaram indústrias

    Série explora marcas que transformaram indústrias

    Com quatro episódios, produção em vídeo de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia