SOL reúne marcas em apartamento sustentável em SP

Buscar

SOL reúne marcas em apartamento sustentável em SP

Buscar
Publicidade

Marketing

SOL reúne marcas em apartamento sustentável em SP

Iniciativa foi idealizada a partir de parcerias com marcas como Samsung e Nespresso, com conceito assinado pelo arquiteto Vinicius Longato


16 de dezembro de 2021 - 18h21

Conceito deverá ser levado para outras partes do Brasil (Crédito: Reprodução)

A SOL, empresa que atua no fornecimento de energia solar, apresentou nesta semana um conceito de moradia que materializa a viabilização de uma vida sustentável no cotidiano. Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, um apartamento foi equipado com eletrodomésticos que consomem menos energia, linhas de móveis sustentáveis e demais instalações que poupam recursos. Para idealizar o projeto, assinado pelo arquiteto Vinicius Longato, a Sol fez parcerias para contar com produtos da Samsung, Nespresso, Euro Colchões, Etna e FOM.

A energia elétrica de todo o complexo vem de um sistema de placas voltaicas da Sol Copérnico, cuja geração e consumo podem ser acompanhados e controlados pelo próprio condômino, por meio de um tablet. Já a Etna ficou responsável pelos móveis do apartamento: a linha é feita de madeira de reflorestamento revestida com tecidos EcoSimple, confeccionados a partir de sobras de outros tecidos e garrafas Pet. Os colchões EcoMind, da Euro Colchões, têm todos os componentes de origem ecológica. Enquanto isso, a Nespresso contribui com seu sistema Vertuo, também feito a partir de menos plásticos. 

Segundo Daniela Robledo, diretora de comunicação da Sol e criadora da iniciativa, a ideia é que as pessoas possam perceber que é possível promover mudanças com pequenos gestos e fazendo tudo aquilo que está ao nosso alcance. “Criamos por exemplo a lista dos top 5 de maior consumo elétrico, para que as pessoas tenham conhecimento e possam fazer um uso consciente. Quando você ligar o ar condicionado por exemplo, que está disponível no apartamento, há uma informação de que ele consome 6,5 vezes mais que o ventilador, também instalado”, exemplifica.

A sala do espaço conta com puffs e almofadas da FOM, também produzidos a partir de tecidos ecológicos, oriundos de aparas de algodão e fibras recicláveis. Os produtos da marca vem sendo, desde novembro, confeccionados utilizando a energia solar. A televisão ficou por conta da Samsung, que contribui com aparelho que consome menos energia e que é acompanhado do controle SolarCell, que tem parte de seu plástico reciclado e dura mais, evitando o descarte precoce. 

No geral, conforme explica a executiva, o objetivo é que o morador possa optar pelo uso que julgar mais importante e vá dosando isso no dia a dia. Inicialmente, influenciadores, artistas e formadores de opinião serão convidados para conhecer o projeto. A ideia é que o conceito se expanda pelas outras regiões do País, sempre se adequando à cultura local. 

Publicidade

Compartilhe

Veja também