Telefe ganha novo dono e novos rumos

Buscar
Publicidade

Mídia

Telefe ganha novo dono e novos rumos

Viacom, dona da MTV, compra o maior canal argentino, até então, de propriedade da Telefónica


9 de novembro de 2016 - 8h00

susanagimenez

Susana Gimenez, uma das apresentadoras mais famosas da Argentina

A emissora argentina Televisión Federal S.A., conhecida como Telefe, passará a pertencer à Viacom, dona de redes de TV como MTV e Comedy Central.  O conglomerado americano ganhou um processo de concorrência para a aquisição da Telefe, que até então pertencia à espanhola Telefónica, em um acordo de cerca de U$400  milhões. Entre os interessados, também estavam os grupos Time Warner e  o venezuelano Cisneros.  O anúncio oficial da aquisição deve ser feito ainda esta semana, mas a transação ainda envolveria aprovação regulatória.

A Telefe é a única rede da Telefónica que restou de seus investimentos em mídia no final dos anos 1990. A venda do grupo é uma maneira de amenizar a dívida da companhia europeia. O negócio seria uma conquista não só para a Viacom, alavancando seu crescimento internacional em um momento em que as assinaturas nos EUA declinam, mas também para o presidente argentino Maurício Macri, que tem buscado encorajar investimentos estrangeiros no país na área de mídia e telecomunicações.

O negócio alavanca o crescimento internacional da Viacom em um momento em que as assinaturas nos Estados Unidos estão em queda

A Telefe é a rede mais assistida da Argentina, produtora de várias séries melodramáticas e telenovelas populares como Chiquititas e Casí Ángeles, além de uma das principais distribuidoras de conteúdo na América Latina, perdendo apenas para Rede Globo, Rede Record, SBT e a mexicana Televisa. 

cqc

Versão argentina do CQC, transmitido pela Telefe

A Telefe chegou ao Brasil como um canal em março deste ano, mas já era uma parceira da Globo na venda de novelas. Avenida Brasil, por exemplo, foi exibida na Argentina e teve excelentes índices de audiência, o que resultou em um contrato entre as emissoras com duração até o ano que vem. Programas originais da Telefe também foram adaptados para outros canais: o Caiga Quien Caiga (CQC), por exemplo, foi exibido pela Band até 2015 na versão Custe o que Custar.

A rede Telefe existe desde 1961, foi nacionalizada por Juan Domingo Perón nos anos 70 e posteriormente foi reprivatizada. A plataforma de negócios da Telefe inclui um núcleo de produção cinematográfica, produção de discos espetáculos teatrais e serviços.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    Google proíbe anúncios de conteúdo político no Brasil

    A partir das eleições municipais deste ano, a publicidade relacionada a candidatos políticos não poderá mais ser impulsionada pelo Google Ads

  • TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    TikTok nos EUA: Biden sanciona lei que pode banir plataforma

    Projeto de lei determina que ByteDance venda sua participação na rede social a um comprador norte-americano em até 270 dias