Mídia

Interesse pela cultura oriental cresce no consumo digital

Estudo da Winnin revela que foram produzidos 50 mil vídeos relacionados ao tema nas redes sociais

i 4 de julho de 2025 - 15h07

A cultura oriental influencia segmentos como gastronomia, moda e estilo de vida (Créditos: Divulgação)

A cultura oriental tem ganhado cada vez mais espaço no mercado consumidor brasileiro. A febre dos k-dramas e dos bonecos Labubu são exemplos dessa influência crescente.

Conquistando públicos de todas as idades e gêneros, essa cultura se manifesta em diversos segmentos, indo desde a gastronomia — com os famosos lamén e comidas típicas japonesas — até cuidados pessoais, com a rotina de skincare coreana.

Observando essa tendência, a Winnin, plataforma de inteligência artificial que identifica tendências culturais, realizou um estudo que analisa como esse tipo de conteúdo tem se destacado nas redes sociais no País.

Segundo o levantamento, nos últimos 12 meses foram produzidos cerca de 50 mil vídeos relacionados ao tema, somando 12 milhões de visualizações e 185 mil interações.

O maior engajamento vem da audiência feminina (80%), principalmente na faixa etária de 18 a 25 anos. Já entre os homens, o engajamento vem daqueles entre 34 e 44 anos.

E a maneira como o conteúdo oriental é consumido varia de região para região. No Brasil, o foco está nas produções audiovisuais, como k-dramas e doramas asiáticos que se tornaram referência em narrativas sensíveis e românticas. Durante a pandemia, o Brasil foi o terceiro país do mundo em aumento de audiência de doramas, segundos dados do Ministério da Cultura da Coreia do Sul.

Nas redes sociais, esse conteúdo é frequentemente explorado de maneira cômica ou satírica (49,8% das interações), o que posiciona o humor como forte elemento de conexão com o público brasileiro.

O impacto dessa tendência já se reflete no mercado. Diversas marcas têm apostado na estética oriental para lançar produtos e desenvolver campanhas, enquanto plataformas de streaming têm investido bilhões de dólares em produções coreanas, impulsionadas pela demanda global por esse tipo de conteúdo.