Métricas de TV com social ampliam estratégia de marcas

Buscar

Métricas de TV com social ampliam estratégia de marcas

Buscar
Publicidade

Mídia

Métricas de TV com social ampliam estratégia de marcas

Integração de Facebook e Instagram aos números de Twitter com TV da Kantar Ibope Media ajuda a ampliar entregas publicitárias de canais


27 de maio de 2019 - 18h08

Este mês, a Kantar Ibope Media passou a integrar dados do Facebook e Instagram na ferramenta Kantar Social TV Ratings, que mede o engajamento da TV nas redes sociais. Os comentários e curtidas nas páginas dos programas e das emissoras nas plataformas do Facebook passam a ser contabilizados e será possível comparar os números com os do Twitter, que já era medido desde a criação da ferramenta, em 2014.

 

Comentários de reality shows impera diante de outros formatos televisivos nas redes sociais (Crédito: Reprodução)

Emissoras de TV já vinham usando métricas do Facebook e Instagram como gerador de insights sobre a resposta do público ao conteúdo e para entregas de ações e campanhas junto às marcas. “O grande ganho nesse caso é unificar os dados em um ambiente único, o que sem dúvida vai trazer mais agilidade na decisão”, avalia Rosângela Wicher, diretora de desenvolvimento de mercado da Band. A alteração, para Daniel Spinelli, diretor de data & insights da Turner no Brasil, amplia de forma expressiva o espectro de interações na internet, que ficará bem mais completo e representativo.

Isso não significa que não há espaço para ajustes. Ari Martire, diretor sênior de ad sales e brand solutions da Viacom Brasil, considera que a unificação dos dados mensurados pela Kantar pode alterar aspectos da estratégia da empresa para os canais e programas. “Tudo no ambiente das redes sociais acontece muito rápido e é efêmero, por isso é mandatório estarmos sempre atentos ao que está acontecendo e termos flexibilidade para nos adaptar à nossa audiência”, afirma.

A maior contribuição da medição das novas métricas será a avaliação em tempo real da atratividade e eficiência de campanhas e projetos de marketing. “A verdade é que há um anseio do mercado publicitário pela parametrização da medição 360°. Nesse sentido, acreditamos que a Kantar Ibope tem apoiado o desenvolvimento de um produto e está dando um passo bem importante para a evolução do nosso negócio”, diz Ari.

Além de proporcionar a melhor entrega de conteúdo, dados e métricas de social media hoje são fundamentais em outra frente: os patrocinadores e anunciantes investem em programas não só para alcançar números no Ibope, mas com a expectativa de estar entre os programas mais comentados nas redes sociais e gerar engajamento no digital”, complementa Claudia Caliente, diretora executiva do R7 Multiplataforma, área responsável pelos projetos multitela do Grupo Record. A emissora também conta com uma agência interna de social media para auxiliar na estratégia 360° dos programas, a EngageGO.

De acordo com a Kantar, reality shows representam, em média, 62% dos comentários e 59% das curtidas sobre TV nas três redes sociais, mas o gênero lidera no Instagram, onde representa 74% dos comentários. Depois de realities, os gêneros que imperam são: novela no Instagram (7% dos comentários e 14% das curtidas), jornalismo no Facebook (31% dos comentários e 22% das curtidas) e séries no Twitter (9% dos comentários e 7% das curtidas).

 

De acordo com Lara Mascarenhas, diretora de marketing da Viacom Brasil e Rosângela, da Band, o Instagram é a rede que mais cresce entre as mensuradas. Lara diz que a plataforma tem alto engajamento de todos os targets e todas as marcas. Rosângela identifica o crescimento pelo perfil do MasterChef na rede que, segundo ela, teve uma grande evolução em audiência e interesse das marcas. Recentemente, o Instagram anunciou o formato horizontal para seus vídeos no IGTV, o que aumenta as possibilidades para anunciantes.

Outra plataforma com potencial, segundo a executiva da Viacom, é o YouTube: “é uma grande força e potência para vitrine de conteúdo de vídeo”, afirma. Para esta edição do Power Couple, por exemplo, a Record TV, fechou uma parceria com o canal WEBTVBrasileira no YouTube para criar transmissões ao vivo interativas e semanais sobre o que aconteceu no reality durante a semana e com entrevistas com os participantes eliminados. Lara ainda compartilha que a Viacom Brasil está apostando também no IGTV, do Instagram, e no FBTV, do Facebook que, segundo Lara, já é estável e massivo.

*Crédito da imagem no topo: Luke Chesser/Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também