WarnerMedia deixará de transmitir Brasileirão em 2022

Buscar

WarnerMedia deixará de transmitir Brasileirão em 2022

Buscar
Publicidade

Mídia

WarnerMedia deixará de transmitir Brasileirão em 2022

Grupo de mídia usa cláusula contratual para encerrar contrato antes do previsto e não mais exibir a competição na TV paga


29 de setembro de 2021 - 6h00

(Crédito: Bruno Oliveira/Fortaleza EC)

A WarnerMedia, que detém os direitos de transmissão na TV paga de alguns clubes participantes do campeonato brasileiro, anunciou que essa será a última temporada em que exibirá o torneio. O grupo informou nessa terça-feira, 28, que não mais exibirá o Brasileirão a partir de 2022.

O grupo tinha um contrato válido para a transmissão da competição até 2024, mas relata que tomou a decisão de não exibir mais o torneio amparado pela cláusula de saída prevista no contrato.

A história do Brasileirão no grupo começou em 2019, quando a Turner (como era chamado o grupo antes da fusão da WarnerMedia) começou a exibir os jogos dos clubes com os quais firmou acordo. Atualmente, esse grupo é formado por Athlético Paranaense, Bahia, Ceará, Fortaleza, Juventude, Palmeiras e Santos. Como na época da formalização dos contratos ainda prevalecia a lei anterior de direitos de transmissão, que estabelecia que um veículo só poderia exibir uma partida se houvesse negociado os direitos com os dois times envolvidos, a Turner só poderia transmitir os jogos que envolvessem confrontos desses clubes. Os demais times que disputam o Brasileirão possuem contrato com a Globo para a transmissão dos jogos na TV Paga.

“A decisão, amparada pela cláusula de saída prevista em contrato, foi tomada porque a oferta de transmissão fragmentada do Campeonato Brasileiro de Futebol não permite à companhia proporcionar uma experiência integral aos seus assinantes. Com venda pulverizada para a TV aberta e outras plataformas, além de outros fatores limitantes como falta de jogos exclusivos e os blackouts, o modelo atual não é sustentável para a companhia”, declarou a empresa, em comunicado postado em seu site. “A WarnerMedia Latin America reforça seu comprometimento com o conteúdo local e continua acreditando no esporte como uma excepcional plataforma para gerar conexões emocionais com a audiência. Neste sentido, seguirá trabalhando para adquirir direitos de transmissão que atendam nossa estratégia de priorizar investimentos em conteúdos mais completos e que proporcionem a melhor experiência aos usuários, sob o slogan da TNT Sports, ‘Paixão sem Limites'”, continuou o grupo.

O veículo informa, ainda, que a decisão não afeta a continuidade das transmissões da atual temporada, cujos jogos serão exibidos até o fim deste ano pela TNT e plataformas digitais Estádio TNT Sports e HBO Max.

Com a desistência da WarnerMedia, os clubes que mantinham contrato com o grupo ficam liberados para negociar os direitos de transmissão com outros veículos. Para esses novos acordos, já passam a ser aplicadas as regras da nova lei do mandante, que prevê que o clube com o direito de arena possa negociar as transmissões de todos os jogos dos quais tiver mando de campo, independentemente do adversário. A nova lei foi sancionada na semana passada, pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses

  • Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Philip Morris e Folha de S. Paulo se unem para checagem de fatos

    Com o projeto “Checamos”, parceria visa combater desinformação em notícias compartilhadas em redes sociais