Mídia
FCC pede que Apple e Google retirem TikTok da suas lojas
Membro da Comissão Federal de Comunicações dos EUA acusa aplicativo de coletar grande número de dados confidenciais
FCC pede que Apple e Google retirem TikTok da suas lojas
BuscarFCC pede que Apple e Google retirem TikTok da suas lojas
BuscarMembro da Comissão Federal de Comunicações dos EUA acusa aplicativo de coletar grande número de dados confidenciais
Por Advertising Age
Um membro da Comissão Federal de Comunicações dos EUA está pressionando a Apple Inc. e o Google a remover o popular aplicativo de vídeo de propriedade chinesa Bytedance, o TikTok, de suas lojas de aplicativos, mas deve ter dificuldade em fazer com que as empresas o façam.
A FCC não regula as lojas de aplicativos e Brendan Carr, o membro responsável pela pressão, é republicano em uma comissão controlada pelos democratas. Sua agenda é definida pela presidente Jessica Rosenworcel, que foi nomeada pelo presidente Joe Biden.
Em uma carta à Apple e ao Google divulgada na terça-feira, 28, Carr chamou o TikTok de “uma ferramenta de vigilância sofisticada que coleta grandes quantidades de dados pessoais e confidenciais”.
A FCC não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. TikTok, Apple e Google, da Alphabet Inc., não quiseram comentar.O TikTok está sob pressão de autoridades dos EUA sobre se os dados privados dos americanos coletados por meio do aplicativo podem ser entregues ao regime autoritário da China – algo que o TikTok disse que nunca faria.
O ex-presidente Donald Trump tentou banir o aplicativo e forçar a ByteDance Ltd. A ação foi contestada no tribunal e Biden revogou a proibição de Trump em junho de 2021.
Nos EUA, o TikTok foi instalado 321,6 milhões de vezes e gerou US$ 694,3 milhões em gastos ao consumidor, o que pode se traduzir em cerca de US$ 208,3 milhões em taxas para as lojas de aplicativos da Apple e do Google, de acordo com SensorTower, que analisa o crescimento de aplicativos.
Compartilhe
Veja também
Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z
Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators
Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?
Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo