Shopping centers precisam se adequar ao futuro

Buscar

Shopping centers precisam se adequar ao futuro

Buscar
Publicidade

Opinião

Shopping centers precisam se adequar ao futuro

Os shopping centers precisam estar atentos ao futuro. O tempo é implacável e triunfará quem entender os ventos da mudança - que, por sinal, ele traz e não tarda a chegar.


12 de setembro de 2019 - 9h59

(Crédito: FG Trade/iStock)

Os últimos anos foram de muitas transformações na economia. Se adequar a um período com tantas novidades, no entanto, não é fácil para ninguém. Imagine, então, para tudo que envolve um importante setor da economia brasileira. É correto afirmar que o varejo ainda tenta se adequar às novas opções que a tecnologia permite. O futuro, porém, já é vislumbrado por quem é do segmento.

Eu, particularmente, vejo os shoppings centers, em geral, muito analógicos e atrasados. É como se o grosso desses grandes centros varejistas, no Brasil, tivessem dado passos de formiga enquanto outros caminharam feito elefantes. A crise econômica que abalou o País nos últimos anos explica parte dessa inércia, é bem verdade. Mas passa longe de ser só isso.

O comportamento do consumidor brasileiro mudou bastante nas últimas décadas. Se houve uma crise, há de se considerar, também, o crescimento expansivo de uma classe média ávida por estar dentro de tudo, consumir e ter acesso ao que antes era impossível de alcançar. E parece que os shoppings centers brasileiros, tão tradicionais e que pouco mudaram da década de 1960 para cá, ainda não entenderam esse movimento.

De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE), apenas 37% dos frequentadores vão a um shopping com o objetivo de realizar compras. Estimular a interação entre marcas e o público em geral, então, passa a ser fundamental. Outro problema: muitas vezes, o consumidor não encontra o que deseja. A longo prazo, a repetição dessa negativa faz com que ele deixe de procurar os grandes centros varejistas e acabe dando munição para alguns rivais.

A internet, o e-commerce e as plataformas mobile de comércio cresceram rapidamente e, hoje, ganham cada vez mais adesão no grande público. Para isso, existem algumas palavras-chave que devem ser mentalizadas como um mantra por todos que atuam em shopping centers:

– Conveniência

– Atendimento

– Preço

– Qualidade

– Variedade

– Experiências

Tudo isso, como não poderia deixar de ser, em tempo real.

O mundo, cada vez mais conectado, deseja que suas marcas favoritas estejam sempre se comunicando de maneira instantânea. Para ser lembrado no mercado, inclusive, ter boa presença virtual é importantíssimo. É nesse contexto que instituições outrora desconhecidas, cada vez mais tomam o espaço de antigos bichos-papões do segmento. É lembrado (e consumido) quem se adapta. É o darwinismo varejista.

Não adianta, agora, trabalhar campanhas de marketing ou promoções sem levar em conta redes sociais ou o que diz o cliente. E cada um deles importa. Cada like no Facebook ou comentário no Instagram traz uma mensagem e tem um valor inestimável. Do mesmo modo, parcerias com influenciadores digitais podem ser mais efetivas que espaços publicitários em emissoras de televisão, por exemplo.

Também é importante destacar que cada shopping possui suas características específicas. Hoje, o Brasil conta com mais de 500 shoppings. Existem empreendimentos para todos os gostos, de acordo com faixa etária, renda, tipo de produto preferido e localidade, por exemplo. O contato com a comunidade também é importante nesse contexto, ele é estratégico.

Os shopping centers precisam estar atentos ao futuro. O tempo é implacável e triunfará quem entender os ventos da mudança – que, por sinal, ele traz e não tarda a chegar.

 

*Crédito da imagem no topo: Benimage/iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto

  • Da inteligência artificial à inteligência real

    Construir o futuro que está emergindo não está somente nos dados, ou nas quase mil páginas do report de tendências da Amy Webb