Mudanças nas diretrizes do Instagram devem exigir maior adaptação das marcas

Buscar

Mudanças nas diretrizes do Instagram devem exigir maior adaptação das marcas

Buscar
Publicidade

Opinião

Mudanças nas diretrizes do Instagram devem exigir maior adaptação das marcas

Com tantas novidades e propostas, fica o desafio para as marcas aproveitarem as novas diretrizes para se manterem relevantes nas redes sociais


22 de julho de 2021 - 6h18

(Crédito: Olen Feyissa/Unsplash)

No início de julho, o head do Instagram, Adam Mosseri, veio a público e anunciou que a rede social não é mais oficialmente uma plataforma apenas de compartilhamento de fotos. Frente ao crescimento do TikTok, as novas mudanças no aplicativo do grupo Facebook vão focar em vídeos, compras, trocas de mensagens e criadores de conteúdo. Mas não é de hoje que o Instagram tenta mudar conforme a concorrência.

Voltemos um pouco no tempo. Quando surgiu, o aplicativo trouxe uma proposta que nenhuma outra plataforma explorava, o engajamento social por meio de publicações de fotos. Nas atualizações seguintes, lançou os vídeos. Em seguida, boomerangs e time-lapses, assim como inclusão de músicas e integração com apps como o Spotify. Tudo isso marcou uma era de liderança em inovação. Com a chegada do Snapchat, Mark Zuckerberg tentou comprá-lo, mas sem sucesso, o que o levou a lançar a funcionalidade de stories. Na sequência, veio a ascensão do TikTok e, também, o nascimento do Reels.

Algumas mudanças anunciadas pelo head são relativas à produção e divulgação de conteúdo em vídeo dentro do aplicativo. Agora, a ferramenta dará prioridade a vídeos que geram entretenimento, e, no feed, poderão aparecer vídeos de pessoas que o usuário ainda não segue. Assim, podemos esperar algumas mudanças na forma de assistir aos vídeos: o Instagram deve preparar uma interface mais amigável para aqueles gravados apenas no celular e para conteúdos em tela cheia. Além disso, a plataforma pretende ajudar os criadores de conteúdo a ganhar dinheiro, já que a aba de vendas está no radar para possíveis investimentos.

Gostando ou não dessa conduta, não dá para ignorar as mudanças indicadas. Mas, com tantas novidades e propostas, fica o desafio para as marcas aproveitarem as novas diretrizes para se manterem relevantes nas redes sociais. Abaixo, algumas dicas podem ajudar a criar uma base de transição.

1) Vídeos: se até hoje a marca ainda não investiu na produção de vídeos, ela está atrasada. A construção de um planejamento de conteúdo deve privilegiar os vídeos.

2) Estética simples: não é um problema que as produções sejam mais “caseiras”, isso torna tudo mais crível e honesto para o usuário. Mas, atenção: caseiro não é sinônimo de descuido, a marca deve focar em muito estudo e treino para alcançar a produção de bons resultados.

3) Respeitar cada plataforma: as redes sociais possuem características e necessidades diferentes que trarão audiência, seja o formato da foto, o tempo do vídeo, edição, entre outros. Um vídeo pensado para Instagram pode não performar bem no TikTok (e vice-versa), assim como não adianta pensar que basta criar um vídeo em uma ferramenta, salvar e replicar em todas as redes. No Instagram, os algoritmos privilegiam a entrega de conteúdo criado com suas ferramentas nativas. Por isso, os conteúdos devem ser produzidos exclusivamente de acordo com cada plataforma.

4) Planejamento: planejar as pautas e editoriais ajuda no trabalho e pode facilitar o acesso do usuário às informações. Uma comunicação clara faz com que o público seja mais fiel. Nesse caso, também é importante a disponibilidade para ações de oportunidade que dialoguem com o público, como abordar um tema que está em alta naquele momento.

5) Conhecer a audiência: é importante saber o que o público gosta de consumir, o que faz com que ele continue acompanhando a marca, e até mesmo o que não está o agradando.

6) Entretenimento é essencial: a tendência exportada pelo TikTok poderá agora determinar o sucesso no Instagram. Vídeos sisudos e com foco mais no produto do que no usuário não terão vez. Claro, se isso não for natural para a personalidade da marca, ela não deve tentar forçar a barra, mas fazer pequenas adaptações — e começar introduzindo novos conteúdos gradualmente.

7) Critérios: para gerar conteúdo de marca que funcione, é preciso verificar se ele é engraçado, útil ou inspirador. Não precisa ter check nos três itens, mas se não for nenhuma das opções, será necessário estudar e planejar.

8) Cocriações: às vezes, mais importante que saber fazer, é ter o contato de quem sabe. E não tem problema nenhum nisso. A marca deve pensar de forma estratégica em como gerar conteúdos com criadores que já fazem isso melhor e há mais tempo.

**Crédito da imagem no topo: Reprodução/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais