Sete sinais de que sua marca precisa de um rebranding

Buscar

Sete sinais de que sua marca precisa de um rebranding

Buscar
Publicidade

Opinião

Sete sinais de que sua marca precisa de um rebranding

Diante de tantas mudanças trazidas pela pandemia, as marcas também não podem ficar paradas


10 de setembro de 2021 - 6h00

Tudo parece ter acelerado e desacelerado ao mesmo tempo nesta época de pandemia. Em questão de meses mudaram o mercado, o modo de fazer negócios, a gestão das empresas e, principalmente, os consumidores. As marcas não podem ficar paradas, e o branding, se bem utilizado, pode ajudar a resolver muitos problemas surgidos junto com o “novo normal”.

O leque de circunstâncias que podem levar a uma solução baseada no branding é extenso. Do ponto de vista de fora da empresa para dentro, abrange desde mudanças culturais ou de comportamento por parte do público até a chegada de concorrentes com modelos disruptivos. Sem falar na aceleração do processo de digitalização, que tem levado empresas a um quadro de obsolescência, afetando a percepção do consumidor sobre a marca.

Do ponto de vista de dentro para fora, as empresas passam por fusões, aquisições e desmembramentos que exigem a tomada de decisões estratégicas, como a manutenção de apenas uma marca, reorganização da arquitetura ou criação de uma nova marca. Outra situação cada vez mais comum é quando a empresa passa a operar em segmentos onde a marca não é reconhecida, a exemplo da Microsoft e seu investimento na produção de hardware (como o console Xbox).

Em qualquer desses cenários, é possível identificar algum dos sete sinais que indicam que a marca precisa de um projeto de rebranding:

1. O público mudou

Muitas marcas tradicionais, em algum ponto, começam a perder a conexão com o target. Ao longo de sua história, a Tupperware, sinônimo da categoria, viu a transformação da casa, das famílias e do valor que as gerações mais novas dão a utensílios domésticos. Seu desafio é manter o vínculo com a tradição sem deixar de falar a língua do público em transformação. Exemplo de empresa que reagiu bem a esse sinal é a Granado. A centenária marca de produtos de cuidados pessoais vem mantendo a tradição em termos de linguagem e equities visuais, mas conseguiu ocupar o espaço de uma marca cool, sofisticada e que se conecta com consumidores que valorizam aspectos da herança que ela carrega.

2. O mercado mudou

Quando há uma transformação significativa, como a digitalização do setor imobiliário, encabeçada por empresas como Zillow (nos EUA) e QuintoAndar (no Brasil). A digitalização traz uma nova linguagem para a categoria, fazendo com que empresas tradicionais sejam vistas como antiquadas. Ainda que passem a operar de forma similar aos concorrentes, é imprescindível que a linguagem seja atualizada para os novos meios.

3. O negócio mudou

Ao longo do tempo, os negócios se transformam a ponto de a imagem que representa a empresa não ser mais coerente com a oferta. Símbolos figurativos ou nomes literais são exemplos clássicos de “camisa de força” que atrapalha a expansão para outros mercados ou a ampliação do portfólio. Por exemplo, empresas que atuam no setor B2B e que resolvem entrar no B2C podem ter que readequar a estratégia e a linguagem da marca.

Empresas passam por fusões, aquisições e desmembramentos que exigem a tomada de decisões estratégicas, como a manutenção de apenas uma marca, reorganização da arquitetura ou criação de uma nova marca (Créditos: Shutterstock)

4. A gestão mudou

Empresas familiares que passam por processo de profissionalização da gestão muitas vezes são forçadas a reavaliar a estratégia de marketing, revelando a necessidade de atualizar ou realinhar sua identidade. Outro fator de mudança na gestão é a entrada de novos acionistas ou a abertura de capital, como a recente onda de IPOs (Eletromidia, Mobly, Mosaico, Intelbras), quando se exige maior sofisticação na comunicação e identidade da marca.

5. Fusões, aquisições ou spin-offs

No caso de união ou desmembramento de empresas, a estratégia de rebranding pode ter múltiplos desdobramentos: manutenção de uma das marcas, criação de nova identidade que use elementos de ambas ou uma identidade que não tenha vínculo com as anteriores. No caso de spin-offs, é preciso decidir entre manter ou descartar totalmente a associação à empresa mãe.

6. Internacionalização

Pense em uma empresa de outro país que queira operar no Brasil, ou uma brasileira que planeja atuar em escala global. É preciso entender profundamente diferenças culturais, cenário competitivo, grau de maturidade dos mercados, dores e necessidades dos usuários, entre outras variáveis. Elementos da identidade podem ser percebidos de formas diferentes conforme o lugar, sem contar questões práticas, como nomes que significam algo ruim em outro idioma ou cores e elementos já utilizados por marcas locais fortes.

7. Simplesmente, o tempo passou rápido demais

Bons projetos de identidade são concebidos para resistir ao tempo, mas é natural haver marcas criadas ao sabor da estética vigente ou que mimetizam o líder do segmento (ou de segmentos que ditam alguma tendência). A identidade do Nubank é vista como “inspiração” para marcas que procuram se assemelhar a ela pela estética, mesmo não compartilhando a mesma ética. Para essas marcas, o tempo passa mais rápido, obrigando-as a repensar sua identidade.

Ao avaliar a necessidade de rebranding, a reflexão mais importante talvez seja um olhar íntimo sobre para que a marca existe, qual o seu propósito. E ter a consciência de que não é com outras companhias que se está competindo – é com o futuro.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cativar o consumidor

    Como os programas de fidelização podem impulsionar estratégias de negócios B2B e B2C?

  • Como os selos ambientais conferem valor e credibilidade às marcas

    Pesquisa do Instituto Quantas aponta que há a percepção de que esse tipo de certificação tem tanta relevância quanto o desempenho do produto