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Opinião

Orgulho LGBTI+

A sua empresa está preparada para a diversidade e inclusão?


31 de março de 2022 - 6h00

É verdade que houve grandes avanços em relação à diversidade e inclusão na sociedade, como a regulamentação da união estável entre casais do mesmo sexo como entidade familiar, em 2013. No entanto, ainda há muita estrada pela frente para alcançarmos (juntos!) o mundo ideal.

Quando o assunto é mercado de trabalho, para todos os grupos de diversidade, há muitos desafios e barreiras para serem quebradas. Tais fatos, comprovados nos dados de empregabilidade. Segundo levantamento do projeto ‘Demitindo Preconceitos’, em 14 estados do Brasil, 38% das empresas apresentam restrições para a contratação de LGBTI+. Além disso, em pesquisa com as 500 maiores organizações do Brasil, o Instituto Ethos revelou que apenas 19% afirmaram estar desenvolvendo alguma política visando a igualdade para o público LGBTI+ entre os colaboradores. Somente 8,5% se preocupam em desenvolver alguma ação para eliminar barreiras e preconceitos nos processos de contratação.

Atualmente, as marcas têm um dever social em relação à diversidade e inclusão, não apenas como uma estratégia empresarial e incluir esses valores na prática, mas refletir de forma mais profunda de como pode adequar a Comunicação Empresarial para esta realidade.

É fundamental que as estratégias aplicadas pela empresa atuem em conjunto com os ideais de diversidade e inclusão. Com o desenvolvimento acelerado das questões sobre o tema, algumas marcas aproveitam a visibilidade do assunto para lucrar em cima do mesmo sem, de fato, aplicar os valores em suas práticas do dia a dia. É essencial que ações voltadas para práticas de respeito à diversidade e à inclusão social aconteçam a partir de uma mudança interna de valores.

A partir do momento em que esses compromissos estão enraizados na cultura da organização, entra em ação o trabalho da assessoria de imprensa e do marketing, sendo as melhores estratégias para gerar visibilidade, mostrando que é uma empresa inclusiva e respeita a diversidade social. Atualmente, a Comunicação 360 é o ideal para o full service, já que abrange a comunicação como um todo, não é apenas a divulgação dos produtos e serviços, mas também o contato com o público e o estabelecimento de uma relação a longo prazo com os clientes. Outro fator, é realizar parcerias com agências que carregam valores semelhantes, como a causa LGBTI+. É fundamental que as marcas se posicionem e ajam como agentes de transformação na sociedade, reforçando o branding da empresa e fazendo a diferença na prática.

Na empresa em que atuo, seguimos os ideais de diversidade e inclusão, trabalhamos junto com o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Hoje, ser uma organização inclusiva e que respeita a diversidade é o básico. Uma pesquisa da IBM mostra que empresas com maior diversidade têm melhor desempenho financeiro e tendem a superar a performance das organizações menos diversificadas. O estudo mostra que a taxa de crescimento de receita pode ser até 61% maior que em outras organizações. Sendo tantos os benefícios, para todos os lados envolvidos, deixo um ponto para você refletir sobre a organização em que atua: a sua empresa valoriza e comunica corretamente a diversidade e inclusão?

*Jéssi Kovatch é jornalista formada em 2008, com sua carreira dedicada a relações públicas, assessoria de imprensa e comunicação corporativa. Desde 2009, atende clientes dos mais variados segmentos e portes, os ajudando na escolha das melhores estratégias para se relacionar com os meios de comunicação e formadores de opinião, com o objetivo de gerar visibilidade, reputação e credibilidade em seu mercado de atuação. Destaca como fundamental, quando o assunto é reputação e credibilidade de uma marca, a sua experiência em gerenciamento de crise. Desde 2015 está à frente da KR2 Comunicação, agência de assessoria de imprensa e relações públicas, que fundou com a missão oferecer uma experiência de atendimento que entregue retorno muito claro para seus clientes, como aumento de awareness e auxílio na geração de novos negócios. Alguns dos clientes que confiaram o seu atendimento foram Speedo, Peixe Urbano, STAEDTLER, Grupo Alliar, Electro Medical System (EMS), entre outros.

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