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A arte (e a ciência) do networking

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Marketing

A arte (e a ciência) do networking

Manter bons relacionamentos profissionais é essencial para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso - dentro ou fora de sua atual empresa


14 de abril de 2016 - 10h00

Palestra Edu Lyra MNB

Palestra de Eduardo Lyra no Marketing Network Brasil 2016

Em fevereiro, Meio & Mensagem realizou pela 14ª vez o Marketing Network Brasil (MNB). É o maior encontro de relacionamento para executivos de marketing e líderes da indústria da comunicação no País. A reputação exclusiva do MNB foi construída por meio de um mix vencedor. Ao longo de quatro dias e três noites, é possível estabelecer conexões relevantes com os principais profissionais do mercado nacional em um ambiente descontraído – que mistura palestras matinais com personalidades de áreas diversas a um cronograma vespertino cheio de atividades informais, além de noites embaladas a coquetéis, jantares e atrações musicais e humorísticas. Os convidados têm direito a levar seus cônjuges para a ilha de Comandatuba, no hotel Transamérica, onde o evento foi realizado pelo sexto ano consecutivo.

“Foi muito edificante estar cercada dos melhores nomes do marketing brasileiro, de líderes de empresas que estão à frente de marcas super criativas e que movimentam o mercado do marketing. Conhecer, reencontrar e conviver com essas pessoas durante os momentos livres do MNB fizeram toda a diferença. Profissionais do marketing têm um perfil mais descontraído e estar em ambientes mais informais nos faz nos sentirmos em casa”, relata a diretora de marketing e comunicação da Procter and Gamble, Poliana Sousa, que foi ao MNB pela primeira vez este ano. “Networking é indispensável em todos os momentos, e se torna ainda mais importante em momentos de maior desafio, como esse que atravessamos”.

Manter um bom relacionamento com profissionais bem colocados no mercado sempre foi importante para o desenvolvimento de uma carreira de sucesso. Mas essas conexões além dos muros da própria empresa têm se tornado cada vez mais fundamentais para quem almeja voos mais altos, devido ao novo ambiente corporativo e o consequente aumento da rotatividade nos cargos de liderança nas mais diversas áreas de grandes empresas – são cada vez mais raros os casos de pessoas que trabalharam a vida toda em apenas uma ou duas companhias.

“O MNB proporciona a reunião de vários portes e tipos de anunciantes. Nesse ano consegui juntar Itaú, P&G, Mapfre, L’Oreal e JBS numa conversa que seria quase impossível de acontecer em São Paulo” – Alexandre Waclawovsky, Head de Digital da Nestlé

“A carreira de um profissional é sustentada por três pilares. O know-how (técnicas e conhecimento específico da atividade e do mercado), o know-why (relacionado ao propósito e a valores) e o know-whom, que está diretamente associado aos relacionamentos profissionais e vem ganhando muita importância recentemente”, afirma Ana Leme, diretora-geral da The Talent Business, agência de recrutamento de lideranças executivas especializada em negócios criativos. “Existem acadêmicos se dedicando atualmente a estudar apenas o poder e os impactos do networking. Há exercícios específicos de como se posicionar em diferentes momentos da carreira, inclusive com mapeamento de pontos relevantes, e de ações para explorá-los estrategicamente”.

Mesmo quem não está projetando os próximos passos (e empregos) também precisa estar em contato com seus pares de destaque, sejam de empresas de outros setores, sejam concorrentes. “O networking amplia o acesso a oportunidades e conhecimentos. Ter proximidade com pessoas qualificadas funciona como um atalho na hora em que se precisa de recomendação, apoio ou informação. As pessoas avançam de forma mais rápida e segura quando podem contar com o outro em situações como a contratação de equipe e fornecedores, na escolha d eum sócio ou parceiro para um negócio e até mesmo na tomada de decisões quando se tem um dilema profissional”, diz a consultora Fabricia Navarro, especialista em coaching, intermediação e treinamento de profissionais para o mercado de comunicação.

“Sem dúvida o MNB é o evento mais importante do marketing nacional. A interação entre profissionais de altíssimo gabarito, e de vários segmentos, em um ambiente descontraído, facilita muito a construção de novos relacionamentos, o compartilhamento de experiências e a geração de novos negócios” – Ricardo Sanfelice, vice-presidente de marketing da Telefonica/Vivo

Ou seja: se por muitos anos dizia-se que o segredo era a alma de um negócio, hoje compartilhar informações muitas vezes é uma questão de sobrevivência: com as transformações aceleradas nas formas e canais para se conectar com o consumidor e a sociedade, a troca de ideias e experiências passa a ser uma ferramenta vigorosa na busca por novos parceiros, insights, modelos de estruturas, processos mais eficientes. E não há oportunidade mais apropriada para se começar e dar continuidades em relacionamentos com essas características do que no Marketing Network Brasil.

“As verbas das empresas estão cada vez mais limitadas, e os desafios são cada vez maiores. Estar em um ambiente que propicia trocas e parcerias é fundamental para otimizar os investimentos, e muitas vezes atingir um mesmo público dividindo os investimentos e amplificando as atividades”, pondera Beatriz Galloni, executiva-chefe de marketing da Mastercard.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição especial Profissional de Marketing, de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

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