A estratégia por trás dos bares da Corona em São Paulo
Marca investe em experiência para potencializar seu recall e associar produto com conceitos de praia e o mundo do surf
A estratégia por trás dos bares da Corona em São Paulo
BuscarA estratégia por trás dos bares da Corona em São Paulo
BuscarMarca investe em experiência para potencializar seu recall e associar produto com conceitos de praia e o mundo do surf
Renato Rogenski
5 de fevereiro de 2020 - 6h00
No final do último mês de janeiro, a Corona abriu mais um bar proprietário em São Paulo. A unidade do Largo da Batata, em Pinheiros é o segundo da marca, que em dezembro de 2019 inaugurou o “Vista Corona” na Galeria Copan, região central da cidade. Ao apostar nesses pontos de venda, a cerveja tenta exprimir suas características por meio de experiências que se conectam com a estratégia de comunicação traçada por Corona.
De acordo com a empresa, a ideia é celebrar o estilo ao ar livre que está associado ao produto e criar um ambiente onde os paulistanos possam escapar da rotina de uma das capitais “mais estressantes do mundo”. O outro aspecto está associado ao esporte. Os bares contam com uma programação voltada para a cultura do surf, com a exibição de campeonatos no Brasil e no mundo e exposições fotográficas gratuitas, além de funcionar como ponto de partida para surf trips para o litoral paulistano organizadas pela Corona.
Além disso, o espaço tem capacidade para 180 pessoas e, em parceria com a Surf’s Up Club, também abriga uma estação de aluguel de pranchas. O cardápio conta com petiscos e pratos naturais, além do único chopp fresco da marca no mundo. Na entrevista jogo rápido abaixo, o gerente de marketing da Corona, João Pedro Zattar, revela os detalhes da estratégia.
Meio & Mensagem – De que maneira a iniciativa está conectada com o posicionamento da marca?
João Pedro Zattar – Em sua chegada ao Brasil, Corona começou a dar vida a este conceito por meio dos eventos Corona Sunsets, que são festas ao pôr do sol, com destaque para os Réveillons nas praias mais lindas do Nordeste. O passo seguinte foi nos mobilizarmos também para conservar esses paraísos naturais. Para isso, nos juntamos à Parley for the Oceans e realizamos em 2019 mais de 25 ações de conscientização e mutirões para a coleta de plástico e demais resíduos deixados nas praias. Com a abertura do Vista Corona, nós oferecemos mais uma experiência às pessoas que, assim como nós, são apaixonadas por praia, mas vivem na cidade. A ideia foi criar um oásis oferecido por Corona no coração de São Paulo, onde o clima de verão dura o ano todo.
M&M – Quais são as principais estratégias por trás do lançamento do bar proprietário?
João – Queremos elevar a experiência do consumidor oferecendo um ambiente que torna mais palpável o conceito e o estilo de vida de Corona: ‘viver a vida ao ar livre’. A decoração, o cardápio e o conceito do Vista Corona foram pensados de acordo com a identidade da marca – que tem como territórios o verão, a praia, viagens e o surf. O objetivo do Vista Corona é trazer o clima dos paraísos naturais para a cidade, permitindo que as pessoas se desconectem, relaxem e vivam bons momentos.
M&M – De que maneira o bar também vai estabelecer conexões com o surf?
João – Queremos que o Vista seja um ponto de encontro para quem gosta de surf. De acordo com a World Surf League em uma matéria publicada pelo próprio Meio & Mensagem, vivem hoje em São Paulo cerca de 150 mil praticantes do esporte. Para compartilhar com eles essa paixão e trazer o surf mais pra perto de quem vive na cidade, nós também oferecemos uma estação para aluguel de pranchas em parceria com a Surf’s Up Club, além de monitorar ventos e marés e organizar uma programação que deve durar o ano todo, com transmissão de campeonatos, talks e outras atrações. Vale destacar também que o Vista Corona tem sua decoração feita de materiais sustentáveis e reaproveitados, utiliza água de reuso e evita ao máximo o uso de qualquer tipo de plástico. A sustentabilidade pautou todo o projeto e também a operação do bar, em linha com todo o trabalho que a marca vem desenvolvendo.
M&M – Quais são as ações e missões que pautam o marketing de Corona para o ano?
João – Como a proteção dos nossos paraísos é uma causa enraizada à marca, nossa parceria com a Parley for the Oceans continua em 2020, com o objetivo não só de limpar as nossas praias, mas também conscientizar e achar novos usos para o plástico que é descartado de forma incorreta atualmente. Além disso, começamos a entrar no mundo das viagens, com o objetivo de inspirar essas mesmas pessoas que passam 95% do seu tempo em locais fechados a conhecer e explorar novos locais para se reconectar com a natureza. E já no final de 2019 lançamos a série Follow The Sun que entra nesse universo. Ao longo de 2020 teremos mais conteúdos de viagens, além de conteúdos focados no Surf em parceria com a World Surf League.
M&M – Essa iniciativa tem benchmark em alguma outra cidade do mundo ou a ideia foi concebida aqui no Brasil?
João – A Corona mantém outras unidades do bar Vista Corona na Colômbia (Bogotá) e Espanha (Barceloneta e Sitges), mas vale destacar que o Vista Corona Brasil é o único do mundo a oferecer o chopp fresco de Corona (em Londres é possível encontrar o chopp pasteurizado da marca).
Compartilhe
Veja também
Azzas 2154 reduz portfólio e elimina Dzarm, Alme e Reserva feminina
Holding de moda, vestuário e calçados afirma ter concluído revisão do portfólio e tomado a decisão com foco de “melhorar a alocação de capital”
Coqueiro transforma lata de atum em caixa de som
Marca de peixes enlatados da Camil Alimentos usa humor para esclarecer fake news sobre suas embalagens transferirem metais pesados para os pescados