Assinar

Ana Couto assina renovação da marca da CBF

Buscar

Ana Couto assina renovação da marca da CBF

Buscar
Publicidade
Marketing

Ana Couto assina renovação da marca da CBF

Projeto tem como objetivo aprimorar a percepção da marca, torná-la mais eficaz no ambiente digital e ampliar o conhecimento do público sobre o trabalho da entidade


9 de abril de 2019 - 17h16

Projeto de branding foi desenvolvido pela agência Ana Couto (crédito: divulgação)

Durante a cerimônia de posse do presidente Rogério Caboclo, realizada nesta terça, 9, no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou sua nova marca. O projeto de branding, assinado pela agência Ana Couto Branding, tem como objetivo aprimorar a percepção da marca, torná-la mais eficaz no digital e ampliar o conhecimento sobre a atuação da entidade.

A reformulação teve início com uma pesquisa das origens e significados do escudo. As cores foram valorizadas e estão mais luminosas e com maior contraste, em especial o Amarelo Canarinho. A forma do escudo foi preservada, assim como a cruz no seu centro. Já as faixas ganharam movimento. A ideia é expressar a ginga, a superação e a personalidade do futebol brasileiro dentro de campo.

Dentro da premissa de reforçar a brasilidade, a nova tipografia usa fonte desenvolvida por designers brasileiros da Dalton Maag. Os grafismos são inspirados na obra do artista brasileiro Athos Bulcão, a partir de fragmentos do formato do escudo, que sugerem festa, energia e comemoração. A marca leva, ainda, a tagline “Joga bola”.

“Ela expressa o jogar futebol com o nosso jeito convidativo e inclusivo, do campo de várzea aos jogos da Copa do Mundo em grandes estádios. É o amor pelo jogo, pela bola. É ainda a expressão que o brasileiro usa quando identifica o craque, o bom jogador, ou seja, o que joga bola”, explica Ana Couto, CEO da agência.

As plataformas digitais da CBF e os materiais de escritório e ambientes físicos passam a utilizar a nova marca gradativamente. Os desdobramentos da aplicação da nova marca se estenderão até 2020, “com a apresentação do novo uniforme da Seleção Brasileira, no primeiro jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo Fifa de 2022”, adianta Gilberto Ratto, diretor de marketing da CBF.

Durante o evento, a Nike apresentou os uniformes que a seleção brasileira usará na Conmebol Copa América 2019. O uniforme branco é uma homenagem ao usado pelo Brasil na conquista do Campeonato Sul-americano de 1919. Já o amarelo, relembra a camisa usada pela seleção no título da Copa América de 1989, a mais recente edição sediada no Brasil.

Vinicius Junior com novos uniformes da seleção (crédito: Nike)

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Criadores de música e audiovisual perderão R$ 116 bi para IA até 2028

    Criadores de música e audiovisual perderão R$ 116 bi para IA até 2028

    Mercado de conteúdos musicais e de audiovisual gerados por IA crescerá exponencialmente em cinco anos, revela pesquisa encomendada pela CISAC

  • Nomad apresenta Dólar Nomad com Márcia Sensitiva e Pri Ferraz

    Nomad apresenta Dólar Nomad com Márcia Sensitiva e Pri Ferraz

    Fintech lança Dólar Nomad para compra com economia e recebimento da moeda no prazo de um ano, e apresenta campanha com videntes