Assinar

Apple lembra: um ano sem Steve Jobs

Buscar
Publicidade
Marketing

Apple lembra: um ano sem Steve Jobs

Marca presta tributo ao homem que abriu um rumo sem igual para a companhia, recordando seus feitos e valores


5 de outubro de 2012 - 10h15

Nesta sexta-feira, 5, completa-se um ano da morte de Steve Jobs. E a Apple, para homenagear um de seus fundadores, publicou em seu site um vídeo e um texto para lembrar aquele que daria um rumo sem igual para a empresa.

No vídeo surgem cenas (fotografias) de momentos históricos para a companhia, com uma locução em off. É a voz dele, Jobs. São lançamentos que o mundo todo se habituou a ver apresentados pelo homem em sua camiseta preta. Entre eles, o iMac, o iPod e o iPhone. Entre as frases captadas, está a explicação para o sucesso da Apple: “A tecnologia sozinha não é o suficiente. É tecnologia casada com humanidade”. A produção, toda em preto e branco, termina com o texto “Remembering Steve” (24 de fevereiro de 1955 a 05 de outubro de 2011). A homenagem dura 1min45s.

wraps

Em seguida, vem a mensagem de Tim Cook, CEO da Apple, que um ano e um dia antes da morte de Steve Jobs adentrara a sede da Apple em Cupertino (Califórnia) para apresentar o iPhone 4S. Era a primeira vez dele desempenhando um papel que sempre fora exercido por Jobs, como aponta o britânico The Guardian, em reportagem publicada nesta sexta-feira, 5, ao falar de Jobs, que sucumbiu a um câncer diagnosticado em 2003.

O texto de Cook, publicado no site da Apple, diz que a morte de Steve foi um tempo difícil e triste para “todos nós”. E continua: “espero que hoje todos reflitam a respeito da extraordinária vida dele e a respeito das muitas maneiras como ele tornou o mundo um lugar melhor”. O CEO da empresa afirma que o melhor presente de Jobs dado ao planeta foi a Apple. “Nenhuma companhia jamais inspirou tanta criatividade ou estabeleceu padrões tão altos para si (quanto a Apple)”. E completa salientando que está muito orgulhoso do trabalho que tem sido feito. Desse modo, entregando produtos que os consumidores amam, eles prestam seu tributo a Jobs. 

A gestão de Tim Cook
Se logo após a morte de Jobs foram levantada dúvidas em relação aos rumos da Apple sem o comando de seu criador, um ano depois os acionistas da empresa estão seguros quanto ao futuro nas mãos de Tim Cook.

Neste tempo o valor da empresa disparou e ela se consolidou como a de maior valor de mercado. Em meados de setembro, a ação da companhia superou pela primeira vez o patamar de US$ 700, alcançando um preço recorde de US$ 705,07 em 21 de setembro. Nesta sexta-feira 5, o papel está sendo negociado em torno de US$ 665.

 A cotação da marca acompanhou a subida. Em ranking divulgado pela Interbrand nesta semana, a empresa subiu meteoricamente. Avaliada em US$ 76,5 bilhões, um incremento de 129% em relação a 2011, a Apple aproximou-se da Coca-Cola, que pela primeira vez desde a criação da lista tem a liderança absoluta ameaçada.

Paralelamente ao sucesso nos negócios, a companhia tem enfrentado desafios no campo diplomático. Tim Cook tem levado a cabo a determinação de Jobs em enfrentar nos tribunais concorrentes aos quais ele julga terem copiado os produtos de sua empresa. Em agosto, a justiça americana condenou a Samsung por quebra de patente, em processo movido pela Apple.

Outra polêmica aconteceu após o lançamento do iPhone 5. Na semana passada, a Apple pediu desculpas aos seus clientes pelos constantes erros no seu novo programa de mapas.


Leia mais:

_As lições que a Apple nos ensina
_Por que a Apple teve que evoluir sua abordagem 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda