Marketing

Bem-estar vira prioridade no consumo, diz Serasa Experian

Experiências, autocuidado e tecnologia ganham espaço, com variações por classe e geração

i 16 de julho de 2025 - 8h00

Serasa Experian publica pesquisa sobre o que é prioridade de consumo dos brasileiros

Serasa Experian publica pesquisa sobre o que é prioridade de consumo dos brasileiros (Crédito: Pretty Vectors/Shutterstock)

A busca por qualidade de vida está ganhando cada vez mais espaço nas decisões de consumo dos brasileiros.

Segundo levantamento da Serasa Experian, 40,7% da população pretende investir mais em experiências, como viagens, eventos e atividades de lazer, nos próximos anos.

O movimento é liderado por um grupo que já se identifica com esse novo perfil de consumo: 20% dos brasileiros se consideram consumidores essencialmente “experienciais”, ou seja, priorizam vivências em vez da aquisição de bens materiais.

Tendências de Consumo

Tendências de Consumo (Crédito: Divulgação)

Essa mudança de comportamento aparece também em hábitos cotidianos. Três em cada dez brasileiros (33%) relatam estar mais atentos à saúde, enquanto 39% afirmam que têm economizado mais e evitado desperdícios. Já 25% dizem estar consumindo mais experiências.

Produtos ligados ao autocuidado também ganham espaço: 35% da população planeja aumentar o consumo desses itens no futuro próximo, o que aponta para uma valorização crescente do bem-estar como prioridade de vida.

Classe social influencia perfil de consumo

O desejo por experiências está fortemente associado ao poder aquisitivo. Entre as classes A e B, 62% dos consumidores se identificam com o perfil experiencial, e mais de um terço (35% e 36%, respectivamente) recorre ao crédito para financiar momentos de lazer e entretenimento.

Esses grupos também lideram a percepção de que mudanças recentes na rotina estimularam um maior controle financeiro, com 42% afirmando que passaram a economizar mais e reduzir desperdícios.

Na classe C, essa percepção se mantém estável. Já na classe D, o índice cai 12 pontos, o que pode indicar que práticas de economia e redução de desperdícios já fazem parte da rotina desse público, e por isso, não são percebidas como algo novo.

Entre os consumidores de menor renda, predominam comportamentos mais conservadores: 20% preferem marcas tradicionais e mantêm hábitos antigos, enquanto 22% valorizam empresas com posicionamento sustentável.

Ainda assim, o interesse por inovação é expressivo, onde 29% pretendem aumentar os gastos com produtos tecnológicos nos próximos meses, o maior percentual entre as categorias de desejo. Em seguida, aparecem itens de autocuidado (28%) e experiências (20%).

Prioridades de consumo por classe social.
Itens que deve priorizar o consumo nos próximos anos
Categoria Classe A Classe B Classe C Classe D
Experiências de lazer como viagens e shows 59,4% 62,8% 39,4% 20,4%
Produtos que promovem bem-estar e autocuidado 38,2% 41,4% 35,1% 27,7%
Produtos tecnológicos e inovadores 44,9% 40,5% 30,6% 29,2%
Produtos sustentáveis e ecologicamente corretos 15,6% 20,5% 20% 19,6%

Fonte: Serasa Experian

Mudança de comportamento atinge todas as gerações

A ideia de que apenas os mais jovens acompanham as tendências de consumo não se sustenta diante dos dados.

O estudo mostra que diferentes gerações, as Y, X e Baby Boomers, estão atentas às transformações do mercado.

Entre esses grupos, entre 34% e 42% dizem se sentir inspirados pelas novas formas de consumo. Apenas 10% dos entrevistados se mostram indiferentes ou resistentes às mudanças.

Percepção das prioridades de consumo por geração. Sentimento frente à influência das novas gerações no seu consumo
Categoria Gen Z Gen Y Gen X Boomers
Acompanhando as tendências 29% 34% 41,9% 33,9%
Indiferente às novas gerações 22% 30,1% 25,1% 28%
Inspirado (a) pelas mudanças 21,2% 13,5% 13,2% 7,6%
Não vejo diferença de consumos entre as gerações 15,2% 11,6% 11,6% 18,3%
Resistente às mudanças 12,5% 10,9% 8,2% 12,3%

Fonte: Serasa Experian