Marketing
Apple mantem lideranca em tablets
A previsão da Gartner é que o iPad represente 61,4% dos 119 milhões de tablets vendidos em 2012
A previsão da Gartner é que o iPad represente 61,4% dos 119 milhões de tablets vendidos em 2012
Janaina Langsdorff
11 de abril de 2012 - 8h45
O iPad deve responder por 61,4% dos 119 milhões de tablets que devem ser vendidos em 2012, segundo a consultoria Gartner. A projeção remete a uma alta de 98%, ante as 60 milhões de unidades comercializadas em 2011. São 73 milhões de aparelhos da líder Apple, que utiliza o sistema operacional iOS, contra 37,8 milhões de tablets do segundo colocado, o rival Google, que utiliza o sistema Android.
A previsão da Gatner é que as vendas de tablets pulem de 182,4 milhões de unidades em 2013 para 369,2 milhões de dispositivos em 2016. Uma eventual movimentação do mercado é aguardada com o lançamento do Windows 8, da Microsoft, cujas vendas podem passar de cinco milhões de aparelhos ainda em 2012 para 43,6 milhões de máquinas até 2016.
A Amazon é outro concorrente colado aos calcanhares da Apple. A maior varejista de internet do mundo permitirá que os criadores de software criem novos produtos dentro dos 34 mil aplicativos hoje disponibilizados pela sua loja virtual, a Amazon Store. Juntas, as lojas do Google (Google Play) e da Apple (App Store) somam cerca de 900 mil aplicativos. A venda de itens dentro de aplicativos é um negócio que deve passar de US$ 970 milhões em 2011 para US$ 5,6 bilhões em receita até 2015.
Outra investida da Amazon é o Kindle Fire, tablet que foi lançado em 2011, mas que já prevê uma extensão da linha com o lançamento de três modelos ainda neste ano. A expectativa é que os aparelhos tenham um custo reduzido, o que deve pressionar as margens do mercado e acirrar a disputa com a Apple.
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