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Marketing

As marcas mais preparadas para o futuro, segundo pesquisa

Nubank lidera ranking de marcas à prova de futuro da Timelens, consultoria da FutureBrand, com um score de 792, impulsionado pela expansão internacional


28 de outubro de 2024 - 17h15

Nubank, Netflix, Mercado Livre, Amazon e Itaú são as cinco marcas mais preparadas para o futuro no Brasil, segundo estudo “Future-Proof Score 2024”, da Timelens, consultoria de dados da FutureBrand.

De acordo com o ranking composto ao todo por 30 marcas, as cinco primeiras se destacam por manter-se fiel ao propósito, seja por meio da visão clara de futuro ou por desafiar suas categorias.

Ranking criado pela ESPM classificou Florianópolis como a mais preparada para crescer a partir de economia criativa (Crédito: eamesBot / shutterstock)

Ranking da Timelens revela 30 marcas à prova de futuro (Crédito: eamesBot / shutterstock)

Vale destacar que o Nubank figurou em primeiro lugar no ranking com score de 792, impulsionado pela expansão internacional e sua capacidade de oferecer uma experiência consistente e inovadora aos clientes.

Em comparação com o ranking de 2021, o setor de bens de consumo continua sendo o mais representado, com dez marcas, seguido pelo varejo, com oito marcas, e serviços, com quatro.

Além disso, Natura e O Boticário ganharam destaque pelo compromisso com sustentabilidade e inovação; Apple, Microsoft e Google pelos avanços em inteligência artificial e realidade aumentada; e Mercado Livre e Amazon pela capacidade de se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, oferecendo experiências únicas e altamente personalizadas para os consumidores.

A pesquisa revela ainda que as marcas que mais desafiam suas categorias são aquelas que investem em inovação tecnológica e na construção de uma visão de longo prazo.

O levantamento também aponta as marcas que tiveram maior crescimento em relação à edição de 2021. Embora a variação média do ranking de 2024 tenha sido de 1,3%, indicando relativa estabilidade, algumas marcas se mostraram mais empenhadas com seu compromisso com o futuro. Nos últimos três anos, Itaú aumentou 12%; a Apple 8%; e Mercado Livre 7%, sendo as três que mais cresceram.

O ranking de 2024 conta com novas marcas de uma diversidade de setores, tanto com marcas tradicionais como Banco do Brasil e Petrobras, que estão aprimorando sua relevância ao fortalecerem seus pilares essenciais, quanto marcas, como Hering, O Boticário e Porto Seguro, que estão se reinventando, transformando seu legado em estratégias focadas na experiência do cliente, e as asiáticas Shopee e Shein, recém-chegadas ao mercado, que rapidamente construíram relevância com estratégias diferenciadas e forte experiência de consumo.

Metodologia

Para chegar nesses resultados, a pesquisa mapeou mais de 889 marcas, considerando aspectos como relevância digital, sustentabilidade e capacidade de criar conexões emocionais com os consumidores.

Combinando métodos quantitativos e qualitativos, o estudo avalia as marcas em componentes digitais e físicos a partir do entendimento da marca nas lentes de propósito e experiência.

Para chegar nessas 30 marcas, o levantamento analisou mais de 22,1 bilhões de buscas no Google BR, 285 milhões de menções espontâneas nas redes sociais e 38,8 milhões de menções em notícias. Confira o ranking completo abaixo:

#MarcasSetorScore 2024Variação 2024/2021
1NubankFinanceiro7921%
2NetflixServiços7732%
3Mercado LivreVarejo7557%
4AmazonVarejo7476%
5ItaúFinanceiro74312%
6NaturaBens de consumo742-8%
7AppleTecnologia7238%
8MicrosoftTecnologia7114%
9GoogleTecnologia7106%
10iFoodServiços706-3%
11AdidasBens de consumo6893%
12SpotifyServiços6884%
13SamsungTecnologia680-3%
14McDonald’sBens de consumo6701%
15Magazine LuizaVarejo665-9%
16C&AVarejo663-5%
17RennerVarejo662-2%
18Burger KingBens de consumo6602%
19Coca-ColaBens de consumo658-1%
20RedBullBens de consumo657=
21O BoticárioBens de consumo656NOVA
22NestléBens de consumo6553%
23BrastempBens de consumo6541%
24ShopeeVarejo653NOVA
25Porto SeguroServiços651NOVA
26HeringVarejo643NOVA
27SkolBens de consumo6402%
28SheinVarejo639NOVA
29Banco do BrasilFinanceiro638NOVA
30PetrobrasEnergia636NOVA
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