Brand Finance: quais são os países líderes em soft power?

Buscar

Brand Finance: quais são os países líderes em soft power?

Buscar
Publicidade

Marketing

Brand Finance: quais são os países líderes em soft power?

Consultoria divulga a edição de 2024 do Global Soft Power Index, que mapeia a capacidade das nações influenciarem as demais com base na persuasão e atitudes


29 de fevereiro de 2024 - 6h00

países soft power

(Crédito: Adobe Stock)

Quais são os países com maior poder de influenciar os comportamentos, preferências e a cultura de todo o mundo com base em suas ações e pelo poder de persuasão? Pelo quinto ano consecutivo, a consultoria Brand Finance tenta responder a essa pergunta com o ranking Global Soft Power Index.

Elaborado a partir de uma pesquisa com 170 mil entrevistados, em todo o mundo, o ranking avalia os 193 Estados reconhecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) de acordo com 55 diferentes métricas.

Entre elas estão o poder econômico, recursos ambientais e culturais, potencial de influência global, poder de atração turística, entre outros.

Segundo a Brand Finance, o ranking de 2024 mostra que, em um cenário de incertezas globais, as credenciais econômicas tornam-se fundamentais para construir o soft power de uma nação. Ter produtos e marcas que o restante do mundo ama, por exemplo, influencia a reputação dos países.

Os 10 países líderes no ranking Soft Power Global Index

Essas credenciais econômicas foram fundamentais para definir as primeiras colocadas no ranking deste ano, de acordo com a Brand Finance.

Veja, abaixo, a lista dos 10 países que lideram o ranking de Soft Power, de acordo com a pontuação estabelecida pela consultoria:

1- Estados Unidos
2- Reino Unido
3- China
4- Japão
5- Alemanha
6- França
7- Canadá
8- Suíça
9- Itália
10 – Emirados Árabes Unidos

A classificação desses países no tipo 10 do ranking é praticamente estável, com exceção da troca de posições entre Alemanha e China.

No ano passado, o país asiático figurava em quinto lugar no ranking enquanto a Alemanha estava em terceiro. Neste ano, porém, foi a China que subiu para a terceira colocação, deixando a Alemanha em quinto lugar.

Soft Power Global Index: e o Brasil?

Entre os 193 países analisados pelo ranking da Brand Finance, o Brasil figura na 31ª posição, a mesma obtida em 2023.

Considerando as cinco edições do ranking, a melhor posição que o País conseguiu foi em 2022, quando figurou no 28º lugar. E a pior foi em 2021, quando caiu para o 35º lugar.

De acordo com Eduardo Chaves, sócio-diretor da Brand Finance no Brasil, a cultura nacional, reconhecida em boa parte do mundo, é importante como ferramenta de relações bilaterais, ampliando o intercâmbio cultural e colaborações em outras áreas de negócios.

Em termos econômicos, a influência do Brasil na América Latina também contribui para a imagem do País. “O Brasil tem desempenhado um papel ativo em fóruns internacionais, como as Nações Unidas, buscando promover a cooperação sul-sul e a resolução pacífica de conflitos. Sua diplomacia voltada para a paz e o desenvolvimento contribui para sua imagem positiva no cenário internacional”, pontua Chaves.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Kenvue inaugura salas imersivas para suas marcas

    Kenvue inaugura salas imersivas para suas marcas

    Localizada em sua fábrica em São José dos Campos, salas levam experiências imersivas das marcas Johnson’s, Neutrogena, Listerine, Tylenol e Sempre Livre para os visitantes

  • Qual é o papel das marcas na volta do culto à magreza?

    Qual é o papel das marcas na volta do culto à magreza?

    Depois da valorização da pauta, com o avanço do movimento Body Positive, mercado estaria vivendo um momento de triagem