Clubes da Liga Forte Futebol acertam vendas de direitos de transmissão
Acordo consolida a venda dos direitos do Brasileirão para os investidores Life Capital Partners e Serengeti Asset Management
Clubes da Liga Forte Futebol acertam vendas de direitos de transmissão
BuscarClubes da Liga Forte Futebol acertam vendas de direitos de transmissão
BuscarAcordo consolida a venda dos direitos do Brasileirão para os investidores Life Capital Partners e Serengeti Asset Management
Meio & Mensagem
30 de junho de 2023 - 18h36
A Liga Forte Futebol (LFF) acertou a venda de 20% das receitas dos direitos de transmissão aos investidores Serengeti Asset Management, por 50 anos, a partir de 2025. Com isso, as empresas aportarão R$2,3 bilhões para as equipes que fazem parte da organização.
Durante assembleia geral realizada nesta sexta-feira, 30, na sede da XP, em São Paulo, aconteceu a aprovação do acordo. Dessa forma, já ficou acordado que as equipes receberão um adiantamento de até R$ 500 milhões feito pela XP Investimentos durante a janela de transferência, que se inicia na próxima segunda-feira, 3.
Até o momento, 23 dos 26 clubes que fazem parte da LFF assinaram o contrato e poderão ser beneficiados. Atlético Mineiro, Internacional e Náutico são os que ainda faltam assinar.
O objetivo da Liga Forte Futebol é unificar a negociação e venda de direitos de transmissão e assegurar um modelo de distribuição de receita equilibrado para as séries A, B e C. Além disso, a organização afirma que prezará pelo fair play financeiro e governança.
Tanto a LFF, quanto a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) surgiram com o interesse de auxiliar na negociação dos direitos de transmissão, sobretudo após a entrada em vigor da chamada Lei do Mandante (Lei 14.204), sancionada em setembro de 2021.
A legislação passou a atribuir exclusivamente ao clube mandante de cada partida o direito de arena. Isso significa ter o poder de negociar a exibição de seu jogo com os veículos de comunicação.
Ainda há, contudo, um impasse sobre as Ligas, já que os clubes estão divididos entre as duas organizações: a Liga Forte Futebol e a Libra.
A Lei do mandante passa ser vigente a partir de 2024, quando encerra o ciclo de contrato de transmissão vigente com a Globo.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros