Assinar

Clubes da Liga Forte Futebol acertam vendas de direitos de transmissão

Buscar

Clubes da Liga Forte Futebol acertam vendas de direitos de transmissão

Buscar
Publicidade
Marketing

Clubes da Liga Forte Futebol acertam vendas de direitos de transmissão

Acordo consolida a venda dos direitos do Brasileirão para os investidores Life Capital Partners e Serengeti Asset Management


30 de junho de 2023 - 18h36

Liga Forte Futebol negocia direitos por 50 anos (Crédito: Wagner Meier/GettyImages)

A Liga Forte Futebol (LFF) acertou a venda de 20% das receitas dos direitos de transmissão aos investidores Serengeti Asset Management, por 50 anos, a partir de 2025. Com isso, as empresas aportarão R$2,3 bilhões para as equipes que fazem parte da organização.

Durante assembleia geral realizada nesta sexta-feira, 30, na sede da XP, em São Paulo, aconteceu a aprovação do acordo. Dessa forma, já ficou acordado que as equipes receberão um adiantamento de até R$ 500 milhões feito pela XP Investimentos durante a janela de transferência, que se inicia na próxima segunda-feira, 3.

Até o momento, 23 dos 26 clubes que fazem parte da LFF assinaram o contrato e poderão ser beneficiados. Atlético Mineiro, Internacional e Náutico são os que ainda faltam assinar.

O objetivo da Liga Forte Futebol é unificar a negociação e venda de direitos de transmissão e assegurar um modelo de distribuição de receita equilibrado para as séries A, B e C. Além disso, a organização afirma que prezará pelo fair play financeiro e governança.

Negociação dos direitos de transmissão

Tanto a LFF, quanto a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) surgiram com o interesse de auxiliar na negociação dos direitos de transmissão, sobretudo após a entrada em vigor da chamada Lei do Mandante (Lei 14.204), sancionada em setembro de 2021.

A legislação passou a atribuir exclusivamente ao clube mandante de cada partida o direito de arena. Isso significa ter o poder de negociar a exibição de seu jogo com os veículos de comunicação.

Ainda há, contudo, um impasse sobre as Ligas, já que os clubes estão divididos entre as duas organizações: a Liga Forte Futebol e a Libra.

A Lei do mandante passa ser vigente a partir de 2024, quando encerra o ciclo de contrato de transmissão vigente com a Globo.

Publicidade

Compartilhe

Veja também