Adidas coloca bola da Copa no centro de experiências
Além de museu ao ar livre, marca inaugura Arena Trionda, experiência imersiva gratuita no Shopping Eldorado

Adidas inaugura Arena Trionda no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo (Crédito: Divulgação)
A Adidas inaugura, nesta quarta-feira, 22, a Arena Trionda, um espaço de experiências imersivas com foco na bola oficial da Copa do Mundo de 2026, a Trionda, lançada há algumas semanas pela marca. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo, a experiência será gratuita.
Além de exibir um vídeo imersivo, que mostra como a bola é primordial para que um jogo de futebol aconteça, o espaço terá uma loja oficial Adidas com diversas opções da bola, outros produtos específicos da Copa do Mundo 2026 e itens de futebol feitos artesanalmente somente para a Arena.
André Svartman, chief marketing officer da Adidas no Brasil, revela que o espaço da lojinha terá os produtos em um formato de exposição. “Muito em breve, lançando as nossas camisas da Copa do Mundo, das federações e confederações Adidas, também vão estar disponíveis lá para personalizações, customizações exclusivas”, complementa.
A Arena Trionda ficará aberta a visitantes por dois meses e, nesse período, além do público geral, receberá parceiros da marca, como atletas de diversas modalidades, inclusive nomes do futebol e influenciadores.
Essa iniciativa faz parte de uma série de ativações da marca para a Copa do Mundo. No início de outubro, a Adidas realizou a Ball Parade no Rio de Janeiro, uma intervenção artística onde espalhou bolas gigantes pintadas por artistas por pontos turísticos da capital fluminense.
Além disso, em parceria com a Eletromidia, a Adidas também transformou 15 estações interativas da OOH na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, em um museu interativo a céu aberto com réplicas gigantes das bolas de 1970 a 2026.
A Adidas é a fornecedora oficial das bolas da Copa do Mundo desde 1970. “Já é a 15ª bola Adidas”, frisa o CMO, enfatizando algumas que se tornaram símbolos dentro e fora dos campos, como a Jabulani, da Copa da África do Sul, em 2010, e a Brazuca, da Copa do Mundo do Brasil, em 2014.
“Estar junto com a história dos mundiais e desse momento que, mais do que só futebol, é realmente um momento de geração de legado esportivo, de cultura que nasce do esporte, tem absolutamente tudo a ver com o que é Adidas. E o nosso propósito, que é transformar vidas a partir do esporte, tem também tudo a ver com o que é a Copa do Mundo”, destaca Svartman.
Momento dos negócios Adidas
Apesar de não abrir números, o CMO destaca que atualmente a Adidas se encontra satisfeita com o momento atual de seus negócios, enfatizando o sucesso de produtos como o Samba, que se tornou uma peça ligada à moda; o Adizero EVO SL, lançado recentemente em um desfile realizado dentro de um trêm da CPTM na Estação da Luz, em São Paulo; e as linhas voltadas a performance, como o Adizero Adios Pro 4 e as linhas de futebol Predator e F50.
Com relação à lifestyle e cultura, Svartman revela ainda que a Adidas lançará, em breve, uma loja conceito Adidas Originals em Pinheiros, bairro da zona Oeste de São Paulo. Com experiências para os visitantes, o local sediará os principais eventos da marca, além de vender coleções especiais, incluindo, produtos da Copa do Mundo de 2026.
“Ela vai ser nesse bairro propositalmente, que é um bairro de cultura muito quente, da música da cidade de São Paulo, que é uma das principais cidades do Brasil. Estamos muito contentes, ela é uma loja bastante única e que também vai contar com constantes experiências de artistas, de influenciadores”, reforça o CMO.
Já com relação aos esportes, Svartman enfatiza alguns marcos recentes da Adidas e que devem ganhar ainda mais força nos próximos meses e anos além da Copa Mundo de futebol masculino. São eles: a Copa do Mundo de futebol feminino, realizada em 2027 no Brasil; a Olimpíada de 2028 e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, nos quais a marca será Time Brasil, após se tornar parceria oficial do Comitê Olímpico Brasileiro; além de outras modalidades esportivas, como a Maratona do Rio, que continuará sendo Adidas; sua parceria com ícone do basquete Anthony Edwards e com os times brasileiros de futebol Cruzeiro, Atlético, Flamengo e Inter.
“Continuamos como uma marca de esporte e da cultura que nasce nele”, pontua o executivo. Svartman revela ainda que a marca não está com nenhum interesse em mudar o seu propósito de existir que é transformar vidas através do esporte. “Tudo isso indica que o futuro traz um monte de novidades, mas não é um futuro revolucionário para nós, é um futuro evolucionário”, conta.