Marketing

Adidas coloca bola da Copa no centro de experiências

Além de museu ao ar livre, marca inaugura Arena Trionda, experiência imersiva gratuita no Shopping Eldorado

i 21 de outubro de 2025 - 12h52

Adidas

Adidas inaugura Arena Trionda no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo (Crédito: Divulgação)

A Adidas inaugura, nesta quarta-feira, 22, a Arena Trionda, um espaço de experiências imersivas com foco na bola oficial da Copa do Mundo de 2026, a Trionda, lançada há algumas semanas pela marca. Localizada no estacionamento do Shopping Eldorado, em São Paulo, a experiência será gratuita.

Além de exibir um vídeo imersivo, que mostra como a bola é primordial para que um jogo de futebol aconteça, o espaço terá uma loja oficial Adidas com diversas opções da bola, outros produtos específicos da Copa do Mundo 2026 e itens de futebol feitos artesanalmente somente para a Arena.

André Svartman, chief marketing officer da Adidas no Brasil, revela que o espaço da lojinha terá os produtos em um formato de exposição. “Muito em breve, lançando as nossas camisas da Copa do Mundo, das federações e confederações Adidas, também vão estar disponíveis lá para personalizações, customizações exclusivas”, complementa.

A Arena Trionda ficará aberta a visitantes por dois meses e, nesse período, além do público geral, receberá parceiros da marca, como atletas de diversas modalidades, inclusive nomes do futebol e influenciadores.

Essa iniciativa faz parte de uma série de ativações da marca para a Copa do Mundo. No início de outubro, a Adidas realizou a Ball Parade no Rio de Janeiro, uma intervenção artística onde espalhou bolas gigantes pintadas por artistas por pontos turísticos da capital fluminense.

Além disso, em parceria com a Eletromidia, a Adidas também transformou 15 estações interativas da OOH na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, em um museu interativo a céu aberto com réplicas gigantes das bolas de 1970 a 2026.

A Adidas é a fornecedora oficial das bolas da Copa do Mundo desde 1970. “Já é a 15ª bola Adidas”, frisa o CMO, enfatizando algumas que se tornaram símbolos dentro e fora dos campos, como a Jabulani, da Copa da África do Sul, em 2010, e a Brazuca, da Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

“Estar junto com a história dos mundiais e desse momento que, mais do que só futebol, é realmente um momento de geração de legado esportivo, de cultura que nasce do esporte, tem absolutamente tudo a ver com o que é Adidas. E o nosso propósito, que é transformar vidas a partir do esporte, tem também tudo a ver com o que é a Copa do Mundo”, destaca Svartman.

Momento dos negócios Adidas

Apesar de não abrir números, o CMO destaca que atualmente a Adidas se encontra satisfeita com o momento atual de seus negócios, enfatizando o sucesso de produtos como o Samba, que se tornou uma peça ligada à moda; o Adizero EVO SL, lançado recentemente em um desfile realizado dentro de um trêm da CPTM na Estação da Luz, em São Paulo; e as linhas voltadas a performance, como o Adizero Adios Pro 4 e as linhas de futebol Predator e F50.

Com relação à lifestyle e cultura, Svartman revela ainda que a Adidas lançará, em breve, uma loja conceito Adidas Originals em Pinheiros, bairro da zona Oeste de São Paulo. Com experiências para os visitantes, o local sediará os principais eventos da marca, além de vender coleções especiais, incluindo, produtos da Copa do Mundo de 2026.

“Ela vai ser nesse bairro propositalmente, que é um bairro de cultura muito quente, da música da cidade de São Paulo, que é uma das principais cidades do Brasil. Estamos muito contentes, ela é uma loja bastante única e que também vai contar com constantes experiências de artistas, de influenciadores”, reforça o CMO.

Já com relação aos esportes, Svartman enfatiza alguns marcos recentes da Adidas e que devem ganhar ainda mais força nos próximos meses e anos além da Copa Mundo de futebol masculino. São eles: a Copa do Mundo de futebol feminino, realizada em 2027 no Brasil; a Olimpíada de 2028 e os Jogos Olímpicos de Inverno de 2026, nos quais a marca será Time Brasil, após se tornar parceria oficial do Comitê Olímpico Brasileiro; além de outras modalidades esportivas, como a Maratona do Rio, que continuará sendo Adidas; sua parceria com ícone do basquete Anthony Edwards e com os times brasileiros de futebol Cruzeiro, Atlético, Flamengo e Inter.

“Continuamos como uma marca de esporte e da cultura que nasce nele”, pontua o executivo. Svartman revela ainda que a marca não está com nenhum interesse em mudar o seu propósito de existir que é transformar vidas através do esporte. “Tudo isso indica que o futuro traz um monte de novidades, mas não é um futuro revolucionário para nós, é um futuro evolucionário”, conta.