Marketing

Netflix ultrapassa YouTube em awareness

Nova edição do Tracking das Favelas também indica que empresa é a marca de streaming preferida e mais comprada

i 22 de outubro de 2025 - 6h37

O YouTube figurou, por meses, como porta de entrada do consumo digital nas favelas, liderando em awareness, mas foi ultrapassado pela Netflix, segundo a nova edição do Tracking das Favelas, estudo realizado pela Nós — Inteligência e Inovação Social e publicado com exclusividade por Meio & Mensagem.

Quando o assunto é compra, a nova ordem se confirma. A Netflix permanece, ainda, como a marca mais comprada, com leve retomada do indicador ao longo deste ano. O YouTube mantém estabilidade, em segundo lugar, enquanto o Globoplay segue em crescimento gradual.

Em termos de intenção de compra, a Netflix segue como principal marca, mantendo leve vantagem sobre o YouTube. Amazon e Globoplay permanecem estáveis, enquanto HBO Max mantém menor propensão de recompra. Já no quesito de marca mais recomendada a liderança é do YouTube.

Assinantes do Meio & Mensagem têm acesso ao estudo completo aqui.

 

Série Sintonia, da Netflix
Investimento em conteúdo local, como a série Sintonia, ajudou a Netflix a assumir a liderança, indica Tracking das Favelas (crédito: reprodução)

Atributos e percepção de marca

A percepção atual reforça a consolidação de Netflix e YouTube como as marcas mais fortes do setor, mas com posicionamentos complementares. A Netflix lidera em qualidade, confiança e admiração, atributos ligados a consistência e entrega premium. Já o YouTube está à frente nos atributos inclusivos e de acesso, sendo visto como “para todos”, “fácil de encontrar” e que facilita a vida, reforçando sua presença cotidiana e proximidade popular.

Em termos de atributos, o YouTube lidera em praticamente todos os indicadores emocionais e de acessibilidade. A plataforma é vista como a mais confiável, admirada, inclusiva e fácil de encontrar, reforçando sua presença cotidiana e percepção democrática. A Netflix destaca-se em qualidade e transparência, atributos ligados à experiência premium e que sustentam sua retomada em intenção de compra e lealdade.

Percepção dos consumidores da favela sobre as marcas de streaming

Resposta Eu confio Valoriza a diversidade Tem qualidade Eu admiro É transparente
Amazon 20,2% 17,9% 25,0% 18,4% 17,0%
Globoplay 16,2% 19,8% 21,6% 16,3% 14,6%
HBO Max 15,1% 13,9% 18,2% 14,4% 11,5%
Netflix 41,2% 43,4% 49,4% 41,8% 37,4%
YouTube 39,9% 44,6% 45,1% 44,2% 37,4%

Atributos percebidos pelos consumidores da favela sobre as marcas de streaming

Resposta É para todos É fácil de encontrar É sustentável Facilita minha vida Me identifico
Amazon 19,2% 21,3% 19,4% 14,2% 14,9%
YouTube 19,4% 19,7% 17,6% 12,7% 13,0%
HBO Max 14,6% 13,9% 10,5% 8,6% 9,6%
Netflix 39,3% 40,4% 33,1% 31,5% 35,9%
You Tube 50,2% 50,2% 39,8% 43,0% 40,0%

Metodologia

Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.