Netflix ultrapassa YouTube em awareness
Nova edição do Tracking das Favelas também indica que empresa é a marca de streaming preferida e mais comprada
O YouTube figurou, por meses, como porta de entrada do consumo digital nas favelas, liderando em awareness, mas foi ultrapassado pela Netflix, segundo a nova edição do Tracking das Favelas, estudo realizado pela Nós — Inteligência e Inovação Social e publicado com exclusividade por Meio & Mensagem.
Quando o assunto é compra, a nova ordem se confirma. A Netflix permanece, ainda, como a marca mais comprada, com leve retomada do indicador ao longo deste ano. O YouTube mantém estabilidade, em segundo lugar, enquanto o Globoplay segue em crescimento gradual.
Em termos de intenção de compra, a Netflix segue como principal marca, mantendo leve vantagem sobre o YouTube. Amazon e Globoplay permanecem estáveis, enquanto HBO Max mantém menor propensão de recompra. Já no quesito de marca mais recomendada a liderança é do YouTube.
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Atributos e percepção de marca
A percepção atual reforça a consolidação de Netflix e YouTube como as marcas mais fortes do setor, mas com posicionamentos complementares. A Netflix lidera em qualidade, confiança e admiração, atributos ligados a consistência e entrega premium. Já o YouTube está à frente nos atributos inclusivos e de acesso, sendo visto como “para todos”, “fácil de encontrar” e que facilita a vida, reforçando sua presença cotidiana e proximidade popular.
Em termos de atributos, o YouTube lidera em praticamente todos os indicadores emocionais e de acessibilidade. A plataforma é vista como a mais confiável, admirada, inclusiva e fácil de encontrar, reforçando sua presença cotidiana e percepção democrática. A Netflix destaca-se em qualidade e transparência, atributos ligados à experiência premium e que sustentam sua retomada em intenção de compra e lealdade.
Percepção dos consumidores da favela sobre as marcas de streaming
Resposta | Eu confio | Valoriza a diversidade | Tem qualidade | Eu admiro | É transparente |
Amazon | 20,2% | 17,9% | 25,0% | 18,4% | 17,0% |
Globoplay | 16,2% | 19,8% | 21,6% | 16,3% | 14,6% |
HBO Max | 15,1% | 13,9% | 18,2% | 14,4% | 11,5% |
Netflix | 41,2% | 43,4% | 49,4% | 41,8% | 37,4% |
YouTube | 39,9% | 44,6% | 45,1% | 44,2% | 37,4% |
Atributos percebidos pelos consumidores da favela sobre as marcas de streaming
Resposta | É para todos | É fácil de encontrar | É sustentável | Facilita minha vida | Me identifico |
Amazon | 19,2% | 21,3% | 19,4% | 14,2% | 14,9% |
YouTube | 19,4% | 19,7% | 17,6% | 12,7% | 13,0% |
HBO Max | 14,6% | 13,9% | 10,5% | 8,6% | 9,6% |
Netflix | 39,3% | 40,4% | 33,1% | 31,5% | 35,9% |
You Tube | 50,2% | 50,2% | 39,8% | 43,0% | 40,0% |
Metodologia
Estudo contínuo feito com pessoas que residem nas favelas do Brasil. A coleta de dados é feita via aplicativo que já possui usuários previamente perfilados por classe social, gênero, idade e por localidade onde vivem, incluindo clusters específicos como as favelas. A pesquisa é feita com 800 pessoas que vivem em favelas com controle de cotas de gênero e idade. Por ser uma pesquisa via aplicativo, todas as respostas e usuários são validados automática ou manualmente, garantindo maior qualidade e agilidade de coleta. A margem de erro da pesquisa é de 3,5% com 95% de intervalo de confiança.