Comunicação

Havas e WPP podem estar considerando um acordo

De acordo com fontes próximas às empresas, holdings estariam considerando uma fusão, que resultaria no segundo maior grupo de comunicação do mundo

i 17 de novembro de 2025 - 10h00

*Por Brian Bonilla e Bradley Johnson, do Ad Age

A fusão entre o Omnicom e o IPG pode não ser o único grande negócio em andamento envolvendo holdings. Uma combinação, ou parceria, entre a WPP e a Havas está sendo considerada, segundo apuração do Ad Age.

WPP Campus São Paulo

WPP Vila: novo campus do WPP em São Paulo (Créditos: Divulgação)

De acordo com fontes, um acordo ou combinação de algum tipo está sendo explorado. Uma delas descreveu “conversas sérias” entre as duas partes, enquanto outra afirmou que a WPP não iniciou conversas com a Havas.

Diversas fontes também disseram que a Havas está explorando a possibilidade de captar recursos e, possivelmente, envolver capital privado, para verificar se um potencial acordo seria viável.

A Havas recusou-se a comentar, e um porta-voz da WPP afirmou: “Não comentamos especulações”.

Uma fusão entre Havas e WPP resultaria na segunda maior empresa de agências do mundo em termos de receita. Após a conclusão da fusão com o IPG, o Omnicom Group se tornará a maior holding do setor de agências. O grupo espera concluir a aquisição do IPG ainda este mês.

O histórico da Havas

Em dezembro de 2024, a Havas, com sede em Puteaux, na França, tornou-se uma empresa independente de capital aberto após ser separada da Vivendi, um grupo francês de entretenimento e mídia. Os acionistas da empresa aprovaram a separação em dezembro de 2024.

A Havas tem demonstrado estar aberta a conversas e parcerias. Recentemente, demonstrou interesse em adquirir partes da Dentsu.

François Laroze, diretor financeiro e diretor de operações da empresa, afirmou durante a teleconferência de resultados de outubro que a Havas “consideraria” uma possível parceria ou acordo com a Dentsu. A holding também lançou recentemente uma joint venture com a Horizon Media.

A CEO da WPP, Cindy Rose, que assumiu o cargo em 1º de setembro, tem sido transparente sobre a necessidade de simplificação da oferta da WPP aos clientes. No entanto, outros executivos do setor afirmam que um acordo poderia ajudar a aumentar o valor da WPP. Apesar disso, acreditam que uma aquisição pela WPP seria desafiadora, considerando suas atuais dificuldades financeiras e a baixa cotação de suas ações.

A WPP reduziu sua previsão de receita orgânica para o ano todo e divulgou resultados fracos no terceiro trimestre.

O preço das ações da WPP caiu mais de 60% desde o início de 2025. No início deste mês, as ações estavam sendo negociadas em seu nível mais baixo desde 1998.