Coca-Cola anuncia nome de novo CMO
Marcos de Quinto, ex-presidente da operação ibérica da empresa, substitui Joe Tripodi
Marcos de Quinto, ex-presidente da operação ibérica da empresa, substitui Joe Tripodi
Meio & Mensagem
23 de outubro de 2014 - 2h54
(*) Por Natalie Zmuda, do Advertising Age
A Coca-Cola escolheu Marcos de Quinto como novo chief marketing officer (CMO). Ele irá substituir Joe Tripodi, que ocupou o cargo nos últimos sete anos. De Quinto respondia pela presidência dos negócios ibéricos (Portugal e Espanha) da empresa desde 2000.
Tripodi foi nomeado executivo-chefe de marketing e comercial em julho de 2007. Ele deu continuidade a uma linhagem de executivos de marketing de alto nível que inclui nomes como Steve Heyer, Mary Minnick e Esther Lee. Sua indicação marcou a primeira vez que a Coca-Cola unificou publicidade tradicional, marketing no ponto-de-venda e vendas sob uma mesma diretoria.
De Quinto não responderá pela área comercial que até então estava sob o comando de Tripodi. Um porta-voz da empresa afirmou que a função está sendo revista.
Os executivos da Coca-Cola conversaram abertamente com analistas recentemente sobre a necessidade de melhorar as estratégias comerciais e de marketing da companhia. "Não há dúvidas de que precisamos melhorar nossa execução em muitos segmentos, especialmente nosso marketing junto ao consumidor e as estratégias comerciais”, afirmou o CEO Muhtar Kent na mais recente conferência de divulgação de resultados.
Kent já havia prometido aumentar o investimento em mídia e construção de marca em US$ 1 bilhão até 2016. “Esses investimentos serão financiados através de uma combinação de iniciativas de redução de custos e de melhor utilização da rede global de marketing da empresa”, disse.
Alguns analistas não estão convencidos da eficácia da medida e questionam se o aumento nos aportes de marketing será suficiente para superar os ventos contrários que molestam a companhia. “Temos muita experiência para atestar que o bom marketing funciona no nosso negócio, e continuará funcionando. Quando investimos em marketing, nossos parceiros globais investem em ir para as ruas, em mais coolers, em mais caminhões, em mais linhas e é isso que estamos vendo acontecer", se animou Kent.
Durante a gestão de Tripodi, a Coca-Cola foi indicada como Anunciante do Ano do Ad Age, em 2011, e como Anunciante do Ano em Cannes, em 2013. Em 2012, a empresa de refrigerantes teve seu melhor ano no festival francês com a conquista de 30 leões, incluindo o Grand Prix de Outdoor com o projeto “Coke Hands”, da Ogilvy Shanghai.
Suas atividades de marketing ao redor do mundo se aglutinaram em torno do conceito “Open Happiness”, que substituiu o “Coke Side of Life” em 2009. No mesmo ano, Tripodi supervisionou uma revisão na lista de fornecedores que reduziu o número de parceiros de 82 para cerca de 30.
A companhia também redefiniu sua abordagem de marketing global investindo em campanhas que podem ser distribuídas globalmente. Mais recentemente, os esforços para a Copa do Mundo resultaram na maior campanha da Coca-Cola na história, com a presença em 175 dos 207 mercados em que atua. Para efeito de comparação, as ações para as Olimpíadas de Londres abrangeram 100 países.
Compartilhe
Veja também
Prefeitura de São Paulo interrompe projeto do “Largo da Batata Ruffles”
Administração Municipal avaliou que a Comissão de Proteção à Paisagem Urbana precisa dar um parecer sobre o projeto; PepsiCo, dona da marca, diz que parceria é de cooperação e doação e não um acordo de naming rights
Natal e panetones: como as marcas buscam diferenciação?
Em meio a um mercado amplo, marcas como Cacau Show, Bauducco e Dengo investem no equilíbrio entre tradição e inovação, criação de novos momentos de consumo, conexão com novas gerações, entre outros