IA já impacta consumo e maioria compra à noite
Pesquisa E-commerce Trends também aponta preferência pelo WhatsApp ao chat online no atendimento

Inteligência Artificia, WhatsApp e hábito noturno reconfiguram comportamento de compra online no Brasil (Crédito: Digineer Station/Shutterstock)
A Pesquisa E-commerce Trends 2026, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 88% dos consumidores compram online, sendo que 56% preferem realizar compras à noite ou durante a madrugada.
A inteligência artificial ganhou destaque na pesquisa, mostrando que 26% do público já utiliza ferramentas como ChatGPT e Gemini para pesquisar produtos. E outros 26% afirmam que já foram motivados a comprar por vitrines personalizadas por IA.
Porém, apenas 39% dos entrevistados dizem que a IA melhora a experiência de compra, enquanto 23% relatam ter desconfiado ao descobrir que a descrição de um produto havia sido gerada por robô.
Por outro lado, 42% se sentiriam mais inclinados a comprar com personalizações feitas por IA, enquanto 46% afirmam que esse fator não influenciaria sua decisão.
Já na busca por produtos, o Google (59%) segue como principal canal de pesquisa, seguido de perto pelos sites ou aplicativos das lojas (50%).
As redes sociais também se destacam: 58% dos consumidores já usam plataformas como Instagram e YouTube para buscar produtos. Entre os que compraram após ver anúncios, o Instagram lidera (55%), seguido por Facebook (31%) e YouTube (30%).
WhatsApp é o canal de atendimento preferido
Cerca de 78% dos consumidores compram pela internet e 8 em cada 10 finalizam suas compras pelo celular. A tendência deve crescer, onde 59% pretendem comprar ainda mais online nos próximos 12 meses.
Entre os principais fatores que influenciam a escolha de onde comprar, o frete grátis lidera (72%), seguido por promoções (60%), prazo de entrega (46%) e cupons de desconto (42%).
Com o pico de consumo à noite, o WhatsApp superou, pela primeira vez, o chat online como canal de atendimento preferido, com 37% da preferência.
A IA também aparece como alternativa fora do horário comercial, mas ainda enfrenta resistência: embora 86% já tenham sido atendidos por chatbots, apenas 22% avaliaram bem a experiência.
Métodos tradicionais ainda lideram
O cartão de crédito parcelado aparece como o meio de pagamento preferido por 53% dos consumidores, seguido pelo PIX (22%) e cartão de crédito à vista (15%).
Outras formas, como cartão de débito (3%), QR Code (2%), carteiras digitais (2%), boleto bancário (1%) e pagamento por reconhecimento facial (1%) ainda enfrentam baixa adesão.
O WhatsApp Pay, por exemplo, é usado por menos de 1% dos entrevistados.
Metodologia
O E-commerce Trends 2026 ouviu mais de 2.000 consumidores com mais de 18 anos, de diferentes regiões, classes sociais e faixas etárias.
Todos os entrevistados realizaram ao menos uma compra online nos últimos seis meses. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais.