Assinar

Com Equinox, GM quer resgatar prazer de dirigir

Buscar

Com Equinox, GM quer resgatar prazer de dirigir

Buscar
Publicidade
Marketing

Com Equinox, GM quer resgatar prazer de dirigir

Felipe Massa é estrela da campanha da Commonwealth/McCann para divulgar o novo SUV


23 de fevereiro de 2018 - 10h00

Nas ações de marketing para o novo modelo, ex-piloto é tentado a voltar à ativa (Crédito: Ioram Finguerman)

Lançado em julho do ano passado no Salão do Automóvel de Buenos Aires, o novo SUV da GM – Equinox – começa a ser anunciado no mercado brasileiro no próximo domingo, 25, no intervalo do Fantástico, na primeira campanha da Commonwealth/McCann para a marca, depois que Hugo Rodrigues tornou-se chairman e CEO da WMcCann.

Hermann Manhke, diretor de marketing da GM Mercosul, ressalta que o carro tem muitos diferenciais (entre eles abertura de porta-malas com sensor de movimento, neutralizador de ruído externo, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e assistente de permanência na faixa), mas a campanha foi concentrada num atributo: o motor 2.0 turbo de 262 cavalos, o mesmo do Camaro nos Estados Unidos. A ideia é ir além dos clichês da categoria – voltada a famílias – em que são privilegiados atributos como conforto e segurança e explorar o prazer de dirigir, o que justifica a assinatura “O frio na barriga está de volta”.

Além do filme, em que massa, de forma bem-humorada é desafiado a abandonar a aposentadoria, a campanha terá ações digitais, sendo a principal a Volta Rápida, em que o piloto aparece em vídeos acompanhado de youtubers, para experimentar a emoção de dirigir o carro. Uma câmera 360 graus dentro do veículo permitirá que um vídeo, feito para o formato pre-roll do YouTube, possa ser visto pelos internautas na plataforma com óculos de realidade virtual.

Com preço sugerido de R$ 156 mil, o Equinox, no portfolio da GM, fica entre o Tracker e o TrailBlazer. “O segmento era tratado de uma única forma, mas com seu crescimento a indústria passou a subsegmentar”, explica Mahnke. A GM não divulga o investimento na campanha para o Equinox, mas afirma ter capacidade de comercializar até 650 unidades do modelo (importado do México e o SUV mais vendido da GM no mundo) por mês.

Questionado sobre se a McCann poderia voltar a ser a principal agência da GM, Hermann Mahnke ressalta a relação de décadas com Hugo Rodrigues e a gratidão por toda a contribuição que ele já deu à marca, mas, por outro lado, diz que a GM tem, hoje, um pool de agências bem multimídia, que há harmonia entre elas e não existe intenção de alterar essa configuração no momento. “Estamos muito felizes com a fase vivida e não temos intenção de mudar isso”, disse.

Já Hugo Rodrigues, que em sua agência anterior, a Publicis, tomou da McCann contas importantes como a de Leite Ninho e Bradesco, afirma que seu único objetivo agora na nova agência é fazer com que ela seja a que mais atenda a expectativa de seus clientes.

Seu desafio não será pequeno, a depender do diretor de marketing da GM, para quem “na teoria, é mais fácil chegar à liderança que ficar”. Ou seja, embora considere que a companhia teve anos excepcionais em 2016 e 2017 se tudo continuar sendo feito da mesma forma não se termina líder em 2018. “A fórmula que vai nos manter na liderança não é a mesma. Trabalhamos incessantemente e teremos boas novidades em termos de produtos e de novas estratégias para comunicá-los”, ressalta.

Em 2017, a indústria automotiva brasileira vendeu 2,2 milhões de unidades e espera elevar a quantia para 2,6 milhões este ano. “Nossa participação relativa tem de continuar a maior. Hoje, nossa participação de mercado é de 18% e queremos manter o que conquistamos”, afirma o diretor de marketing da GM.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Os 25 maiores anunciantes do mundo, segundo o Ad Age

    Ranking mostra a Amazon, pelo terceiro ano consecutivo, na liderança; empresa investiu US$ 20,3 bilhões em compra de mídia em 2023

  • Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    Confira as principais tendências para o mercado de games em 2025

    As tendências de games foram apresentadas na primeira edição do B2Game, evento realizado pela Cheil Brasil e Xdome Gamer Lab, arena gamer da Allos